Encontre psicanalistas membros e membros filiados


O vício, em cinco questões para o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto

Home      Blog      cultura      O vício, em cinco questões para o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto

O vício, em cinco questões para o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto

Médico e psiquiatra formado pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto é membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, na qual coordena o grupo de estudos Psicanálise e homossexualidade. Diretor do Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria da FM-USP, Leite Netto respondeu a cinco questões propostas pelo Blog da SBPSP para refletir sobre vícios numa época em que, alguns deles, parecem valorizados socialmente como “vícios do bem”. “A palavra vício é fortemente carregada de sentido moral e algum referencial precisa estar presente”, diz Leite Netto que, junto com suas respostas, também produziu uma importante reflexão sobre a prática e importância da psicanálise.

Como se identifica um vício ou um “comportamento viciado”?

Oswaldo Ferreira Leite Netto. Vício é um hábito prejudicial e que aprisiona e limita a vida de uma pessoa. Mas é claro que, como psicanalista, relativizo  e preciso perguntar quem está dizendo que se trata de um vício. A pessoa que nos procura, sua família, seu pai, sua mãe, sua mulher ou marido ou companheiro? Quais os critérios que utiliza para esse julgamento? A palavra vício é fortemente carregada de sentido moral e algum referencial precisa estar presente porque é o que está sendo valorizado.

Quando bem vistos socialmente  _como o “vício” em exercicios físicos, por exemplo_, os vícios são a versão extrema dos valores de uma sociedade e/ou de uma época ou é apenas uma questão de personalidade? Por quê?

Oswaldo Ferreira Leite Netto. O sujeito humano está sempre interagindo com seu grupo, sua época, daí a complexidade e um contínuo desconforto pela exigência de adaptação. No seu íntimo, em seu mundo interno, estão conjugados, em harmonia ou em conflito, os valores externos da sociedade e/ou época, e suas necessidades e desejos mais internos, que podem transbordar, ameaçar o próprio indivíduo e quem está a sua volta, demandando arranjos em sua personalidade, imposições de comportamentos ou vícios sem a pessoa se dar conta completamente que estas adesões vêm dela.

Quais os perigos de se cultivar estes que seriam “vícios do bem”?

Oswaldo Ferreira Leite Netto. Do meu ponto de vista, a restrição e o empobrecimento de se viver cada momento e as intensidades do que se pode experimentar aqui e agora, com liberdade. Nunca se sabe o que vai acontecer, há o necessário a ser feito, por exemplo para manter a saúde, mas nunca  é o suficiente. É ilusório, mas pode tranquilizar naquele momento, se achar protegido porque está fazendo tudo certo. Mas a morte vai chegar e pode vir do acaso, das doenças , dos acidentes, muito antes do que se imaginou, ou porque a idade está avançada.

Como conviver e tolerar os “viciados”? Uma vez que seus vícios são “do bem”, como apontar que eles podem ser tão aprisionantes quanto um outro vício qualquer?

Oswaldo Ferreira Leite Netto. Conviver com o outro, com as diferenças,  por si só é um desafio constante. Na intimidade do lar,  no trabalho, na vida social. Preconceitos e exclusões são fenômenos constantemente observados. E as pessoas reagem se sentindo acusadas ou desqualificadas: “viciado!”  Num trabalho com um psicanalista, na intimidade e no sigilo desse processo, pode-se começar a desconstruir mitos e crenças que uma pessoa alimenta e que podem estar sustentando esses comportamentos. E o paciente deve se sentir menos cobrado, menos acusado ou “desqualificado”,  para poder se desarmar e dispensar certas práticas que não se justificam, que estão a serviço de fantasias e que podem ser relaxadas.

Qual o primeiro passo para se libertar de um vício?

Oswaldo Ferreira Leite Netto. Penso que ele pode vir quando a pessoa se dá conta que há insatisfação e dor. Começa a surgir a ideia ou sensação do exagero, da vida restrita. A pessoa precisa ser tocada por uma desconfiança de que a vida talvez seja para ser vivida e não resolvida. Alimentação ajuda, exercício ajuda, botox e plástica também….mas não salva do envelhecimento, da doença, da morte. Mas a gente pode se tornar mais livre, autônoma, independente, generosa, amorosa e sábia para admitir que o que não tem remédio, remediado está. E tentar gozar a vida, que tem começo meio e fim.

Sobre vícios e virtudes

O que deve ser cultivado e o que deve ser evitado?  Eis a questão com a qual  começamos a entender que viver é basicamente muito difícil para nós, humanos

Por Oswaldo Ferreira Leite Netto

Diante destas questões sobre o vício, fico, como psicanalista, na posição de quem sempre precisa, primeiro, explicitar.  E acho que isso é o mais importante ao se divulgar a psicanálise, como ela funciona, do que se ocupa, como surgiu e como foi se constituindo.

Qual é o ponto de vista da psicanálise e do psicanalista? Qual a sua contribuição? De onde ele fala? É preciso lembrar que a psicanálise nasceu das mãos de Sigmund Freud, neurologista sediado em Viena, no início do século 20, para atender necessidades médicas.

Naquela época, pacientes que apresentavam sinais ou sintomas, manifestações estranhas, patológicas, limitantes e sofridas como grandes crises de agitação, paralisias ou desmaios, perturbavam e desafiavam os médicos.  Por que não se encontravam no corpo, no “organismo” desses pacientes, as causas de tantos sintomas?

A medicina se desenvolveu, tornou-se consistente e cada vez mais científica e confiável e até hoje segue assim: para as alterações encontradas  no corpo,  há uma explicação, uma causa e, portanto, uma indicação para a busca de um tratamento, de um caminho a ser adotado para eliminar o fator que estava causando a perturbação ou ao menos para tentar controlá-lo.

Assim,  os avanços mais significativos e importantes na medicina, além dos recursos terapêuticos como medicamentos e aprimoramento de técnicas cirúrgicas,  se dão no campo dos recursos diagnósticos. Exames laboratoriais e de imagem, com todas as conquistas tecnológicas, investigam e descobrem alterações no corpo, explicando a alteração, o mal funcionamento, a dor, a febre, o mal estar.

Mas se voltarmos à época em que Freud  viveu, o que se chamava de histeria, paralisias, cegueiras, diferentes formas de perda de função normal às vezes não se explicava. Não era, portanto, possível oferecer recursos terapêuticos pelo que se tentava descobrir a partir de alterações no corpo e no organismo.  Nada, afinal, estava, em alguns casos, relacionado à alteração nos órgãos, nos músculos, nos nervos, na circulação sanguínea.

A sacada genial de Freud foi, ao ouvir e observar seus pacientes, tentar  entender outros aspectos, sobretudo de suas personalidades, ao conversar e se aproximar de cada paciente que o procurava. E quando o assunto é gente, ninguém discorda, tudo pode, na prática, ser muito mais complicado do que imaginamos.

Temos uma mente e dela podemos não estar compreendendo alguns aspectos ou mesmo desconhecendo detalhes do seu funcionamento. Podemos estar pouco conscientes de nós mesmos e do que está nos pressionando ou provocando certos sintomas.

Freud chegou às ideias de inconsciente, de repressão e da importância da sexualidade. Aquelas mulheres poderiam estar, por exemplo, com frustrações amorosas e sexuais? Que foram postas de lado? O sinal mais indireto, mas melhor perceptível eram os sintomas ditos então conversivos. Uma energia que alimentaria um sentimento de paixão, de ternura, de desejo, que facilitaria um prazer erótico, na vida sexual da pessoa, se desvia e vai se concentrar num órgão ou aparelho?

Somos todos muito diferentes dos outros seres do reino animal. Paradoxalmente, ainda assim somos animais, seres biológicos: precisamos comer, precisamos descansar, temos um aparelho reprodutor, produzimos filhotes. Mas habitamos também um reino da cultura, que nos controla, nos exige, nos impõe princípios, limites, hábitos, valores que  vão nos distanciando do reino animal. Mas estamos sempre pertencendo a ele. Temos um corpo, do qual a medicina se ocupa. Mas temos uma mente que pode estar em conflito, com inúmeras questões, desde o início de nossas vidas.

O que nos foi imposto pela nossa família original? Um menino joga bola, a menina brinca com bonecas. Menino usa determinadas cores em suas roupas, meninas outras. Nossa família é católica e vai à igreja aos domingos. Nossa família come peixe cru. Em nosso país comemos feijoada e tomamos caipirinha, sobretudo aos sábados. Devemos fazer atividade física para mantermos a saúde. Hoje a medicina recomenda academia até para os bem idosos. O peso deve ser mantido e controlado dentro de determinados limites. Sol sem excesso. Usar protetor solar evitará o envelhecimento, as rugas, a feiúra.  Se os seios estão flácidos, são pequenos e pouco atraentes, pode-se aumentá-los, deixá-los mais rígidos e firmes, para que a mulher  se sinta mais bela, mais atra ente e  certamente mais desejada .

A vida no reino da cultura impõe regras, padrões, expectativas e controles sobre o comportamento das pessoas. Umas controlando as outras. Ao sinal vermelho, pare. No amarelo preste atenção. Só prossiga no verde. Atravesse nas faixas. Controle-se, respeite os mais velhos, não diga palavrões. Mesmo que tenha muita raiva, não agrida fisicamente seu semelhante. Não mate. Você poderá ser rejeitado, excluído. Comportamentos passam a ser moralmente controlados. Desclassificados ou valorizados. Noções de bem e mal, virtudes e vícios. O que deve ser cultivado e o que deve ser evitado? Aí é que começamos a entender como viver é basicamente difícil para nós humanos, com tanta coisa para administrar.  Viver razoavelmente bem, com alguma satisfação, enquanto a velhice, as limitações e a morte não chegam.

Sabemos que vamos morrer,um fator a mais para a complicação e para o sofrimento íntimo: medos, fantasias, angústia, pânico. E tentamos nos livrar dessas ideias, desses perigos. E começamos a nos iludir. Isso não vai acontecer comigo (só com os outros!), vou só comer verduras, não vou fumar, vou evitar o descontrole, sexo só com camisinha; “nesta parte do corpo da minha companheira  não ponho minha mão”, “ nesta, do meu companheiro, muito-menos-a-minha- boca- de-jeito-nenhum”. “Este eu não beijo, o que vão pensar?”

O que a psicanálise ilumina e traz ao exame, à compreensão, é esta complexidade toda, estas motivações que podem estar escondidas e secretas,, determinando  nossos comportamentos, pensamentos e desconfortos. Podemos estar nos defendendo, nos protegendo com recursos que podem, também eles, estarem nos custando caro demais.

 



Comentários

3 replies on “O vício, em cinco questões para o psicanalista Oswaldo Ferreira Leite Netto”

Paulo camilo disse:

Muito bom tem bastante conteúdo

Angelica disse:

Gostei!!!!

Leandro disse:

Redundante e pensamento negativo.

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *