O Centro de Documentação e Memória “Maria Ângela Gomes Moretzsohn” da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (CDM-SBPSP) atua na preservação, organização, pesquisa e difusão do patrimônio documental relacionado à história da Psicanálise.
Mais do que guardar documentos, buscamos preservar trajetórias, experiências e vestígios que contribuem para a construção da memória, para a produção de conhecimento e para o avanço científico das áreas nas quais atuamos.
Nosso e-mail para contato: documenta@sbpsp.org.br
Nossa história
A história do Centro de Documentação e Memória “Maria Ângela Gomes Moretzsohn” está intrinsecamente ligada à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, a primeira sociedade psicanalítica da América Latina, fundada em 24 de novembro de 1927. A SBPSP, reconhecida pela Associação Psicanalítica Internacional e membro da Federação Psicanalítica da América Latina e da Federação Brasileira de Psicanálise, é hoje um dos principais centros de formação da área, com reconhecimento nacional e internacional.
Ciente da importância de seu papel formador, a SBPSP valoriza sua própria história e a daqueles que a construíram. Assim, desde os anos 2000, passou a contar com uma área especializada dedicada à guarda e preservação de seu legado. Inicialmente, essa área foi denominada Divisão de Documentação e Pesquisa da História da Psicanálise (DDPHP).
Nos anos 2000, o DDPHP deu apoio à curadoria da exposição “Brasil, Psicanálise e Modernismo”, paralela à mostra “Freud: Conflito e Cultura”, no Museu de Arte de São Paulo. Essa mostra exigiu uma ampla investigação sobre a entrada das primeiras ideias psicanalíticas em São Paulo e no Brasil. O sucesso de público e crítica dessa exposição confirmou a necessidade de mantermos um espaço para guardar essas histórias, que se entrelaçavam com a própria história da Psicanálise e da SBPSP.
Desde então, a DDPHP passou a resgatar, organizar e manter conjuntos de documentos relacionados ao histórico da Sociedade e da Psicanálise.
A divisão abriga a documentação da SBPSP, além de arquivos pessoais de vários de seus fundadores e contemporâneos. Seu acervo é predominantemente composto por arquivos pessoais, que incluem múltiplas tipologias documentais como fotografias, cadernos, boletins, entrevistas, artigos, cartas, obras de arte, objetos pessoais e livros.
Em vinte anos de existência, a DDPHP recebeu fundos e coleções e a ampliação de seu acervo trouxe novas demandas, exigindo especialização. Em 2020 a Divisão foi reconfigurada, passando a se chamar Centro de Documentação e Memória (CDM). E em homenagem à significativa atuação de sua coordenadora, foi rebatizado como Centro de Documentação e Memória “Maria Ângela Gomes Moretzsohn”.
Equipe CDM-SBPSP
Coordenador:
Bernardo Tanis
Co-coordenadora:
Silvana Rea
Equipe:
Ana Maria Vieira Rosenzvaig
Cristiane Mota Takata
Mariângela de Oliveira Kamnitzer Bracco
Suzanne Robell Gallo
Consultoria Técnica:
Elisabete Marin Ribas
Bibliotecária e Documentalista:
Irene Pereira
Documentalista:
Vitória Lucia Machado da Silva
Normas de consulta e orientação ao pesquisador
O Centro de Documentação e Memória “Maria Ângela Gomes Moretzsohn” (CDM-SBPSP) reúne conjuntos documentais relacionados à história da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da Psicanálise em São Paulo, no Brasil e no mundo.
A consulta a documentos históricos exige preparação metodológica e atenção aos aspectos técnicos, legais e éticos envolvidos no trabalho com acervos permanentes, especialmente quando se trata de arquivos pessoais e institucionais de interesse público.
Se esta é sua primeira experiência junto a um acervo histórico dessa natureza, recomendamos a leitura atenta das orientações abaixo:
As consultas aos documentos ocorrem exclusivamente de forma presencial. As informações de atendimento e acesso seguem os seguintes passos:
As datas e períodos de consulta serão definidos individualmente para cada solicitação, em conformidade com os protocolos internos do CDM-SBPSP e as diretrizes de proteção patrimonial dos documentos.
O agendamento é necessário para:
Para melhor atendimento, pedimos que a solicitação encaminhada contenha:
Essas informações auxiliam a equipe técnica na identificação dos conjuntos documentais e na preparação do atendimento presencial.
O CDM-SBPSP encontra-se em processo de revisão e atualização de seus procedimentos, envolvendo ações contínuas de organização, descrição e ampliação de seus instrumentos de pesquisa, bem como de modernização de seus protocolos técnicos e legais de acesso, respeitando a legislação brasileira vigente e acompanhando os avanços tecnológicos aplicados à preservação e difusão documental.
Após analisada a solicitação inicial, o acesso aos documentos do acervo, exclusivamente de forma presencial, está condicionado ao preenchimento dos formulários internos de identificação e pesquisa. Para isso, o fluxo de ações conta com:
Para acesso aos documentos, o pesquisador deverá preencher o primeiro Formulário de Identificação do Pesquisador.
Concluída essa etapa, a Equipe Técnica do CDM-SBPSP disponibilizará os instrumentos de pesquisa do acervo, incluindo:
Após a identificação preliminar do material de interesse, o pesquisador deverá preencher um segundo Formulário de Solicitação de Acesso aos Documentos para Fins de Pesquisa e Uso Estritamente Acadêmico.
Visando à preservação e à integridade dos documentos, reiteramos que o acesso aos mesmos ocorre exclusivamente de forma presencial. A Equipe Técnica do CDM-SBPSP poderá disponibilizar os itens:
• individualmente;
• de forma gradual;
• um documento por vez;
• especialmente nos casos de materiais frágeis, raros ou que demandem procedimentos específicos de conservação.
Normas de acesso ao documento na sala de pesquisa do CDM-SBPSP
O acesso aos documentos é realizado na Sala de Pesquisa do CDM-SBPSP, e sua disponibilização seguirá o recorte temático previamente indicado pelo pesquisador no Formulário de Identificação.
As orientações abaixo têm como objetivo garantir a segurança patrimonial dos documentos salvaguardados pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, observando protocolos nacionais e internacionais de preservação e conservação de acervos.
Manuseio dos documentos durante a consulta:
Os documentos serão disponibilizados gradualmente, evitando-se sobreposições, misturas e riscos aos conjuntos documentais, considerando que o acervo do CDM-SBPSP é constituído por múltiplos Fundos e Coleções.
O descumprimento das normas poderá implicar suspensão imediata do acesso aos documentos originais.
Itens pessoais e profissionais
Serão disponibilizados armários individuais com chave para guarda temporária de pertences durante a pesquisa.
Garrafas de água poderão permanecer na sala somente mediante orientação da Equipe Técnica do CDM-SBPSP e deverão ser mantidas afastadas da área de consulta.
Não será permitido o uso de:
III. Equipamentos eletrônicos
Celulares
Os aparelhos poderão ser acondicionados em bandejas disponibilizadas pela Equipe Técnica do CDM-SBPSP e não deverão ser manipulados durante a consulta aos documentos.
Computadores pessoais
O uso de computadores será permitido exclusivamente para registro de notas e atividades relacionadas à pesquisa.
Não é permitido:
Orientações para citações acadêmicas
Observando-se a legislação brasileira relativa aos direitos autorais, de imagens e conexos, bem como as boas práticas de pesquisa, o conteúdo dos documentos deve ser utilizado por meio de transcrições e citações parciais.
As referências aos documentos do acervo deverão seguir o padrão:
CDM-SBPSP, Fundo/Coleção XXXXX, código de referência: XXXXX
A adequada identificação da procedência documental contribui para a preservação da memória institucional e para a qualificação das pesquisas realizadas junto ao acervo.
As normas de uso restringem-se às citações acadêmicas.
No que se refere a outros usos, como reprodução e licenciamento, o CDM-SBPSP vem estruturando seus protocolos de difusão documental, buscando equilibrar preservação, pesquisa e acesso ao patrimônio sob sua guarda. As normas encontram-se em fase de elaboração e validação junto às equipes técnicas e jurídicas e, em breve, estarão disponíveis neste espaço, ampliando o apoio aos pesquisadores e fortalecendo as ações de memória, história e preservação da Psicanálise.
Ofícios do CDM-SBPSP
Arquivo e Memória
Confira as palestras do evento Arquivo e Memória, realizado em 09/05/2026 na Sede SBPSP – Vila Olímpia.
Abertura
Magda Guimarães Khouri
Presidente da SBPSP
Bernardo Tanis
Coordenador do CDM-SBPS
Mesas
“CDM-SBPSP: entre a preservação do passado e a construção do futuro”
Elisabete Marin Ribas
Documentalista, doutora em Ciências da Informação, compõe a equipe técnica do Arquivo IEB-USP, consultora no CDM-SBPSP.
“‘O espírito da medicina’ e Adelheid Koch”
Orlando Hardt Junior
Analista didata da SBPSP
Patrícia de Campos Lindenberg Schoueri
Membro efetivo da SBPSP
Coordenação: Bernardo Tanis, coordenador do CDM-SBPSP
“Lembranças encobertas: o risco da palavra em Graciliano Ramos”
Erwin Torralbo Gimenez
Professor de Literatura Brasileira na USP e pesquisador responsável pelo Arquivo Graciliano Ramos do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
“No Arquivo, ao vivo”
Ivo Mesquita
Crítico e curador, foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e da 28° edição da Bienal Internacional de São Paulo.
Coordenação: Silvana Rea, co-coordenadora do CDM-SBPSP