Encontre psicanalistas membros e membros filiados

Diretoria de Atendimento à Comunidade

Funcionando como um polo irradiador do método psicanalítico junto à comunidade, a DAC oferece atendimento nas modalidades individual e grupal, a quem nos procura diretamente ou por meio de parcerias com outras instituições.

Criado na década de 1960, por iniciativa de Virgínia Leone Bicudo, na perspectiva de “clínica-escola”, o CAP – Centro de Atendimento Psicanalítico – é o setor em que a responsabilidade social e o compromisso científico permitem ampliar o acesso da comunidade à psicanálise, associado ao treinamento clínico de analistas em formação no Instituto da SBPSP 

Pelo Setor de Parcerias e Convênios, a DAC desenvolve projetos com instituições diversas voltados ao atendimento de demandas dos mais variados grupos e adequado a cada contexto, seja individual, familiar, comunitário, social ou escolar, contribuindo para a formação do psicanalista em diferentes campos.

A DAC conta, ainda, com o Setor de Cursos, Jornadas e Simpósios, por meio do qual os conhecimentos psicanalíticos são transmitidos à comunidade interessada, como estudantes e profissionais das áreas da saúde e da educação.

Centro de Atendimento Psicanalítico

O que é o Centro de Atendimento – CAP?

O CAP oferece a possibilidade de um tratamento psicanalítico com preços reduzidos. Realizamos atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos, casais, famílias e pais-bebês – uma modalidade de atendimento feito conjuntamente com pais e seus filhos.

Por que procurar um tratamento psicanalítico?

A terapia psicanalítica, realizada por profissionais que oferecem uma escuta singular, atende às mais variadas manifestações de sofrimento emocional.

Ao longo da vida nos deparamos com inúmeros desafios que nos desestabilizam, entristecem, provocando ansiedades e tantos outros mal-estares. O psicanalista acolhe e busca compreender as fontes de angústia e dor, na maneira particular que se apresentam para cada pessoa.

Este trabalho promove a expansão do autoconhecimento e contribui para cuidar do sofrimento psíquico gerado na história de cada um.

Entre em contato conosco:​​​​​​​

Whatsapp:

(11) 97349 2495

Telefone:

(11) 3661 9822 – Ramal 01 (deixe recado na secretária eletrônica)

Ou pelo e-mail:

centro.atendimento@sbpsp.org.br

Mais informações sobre os Atendimentos

Atendimentos

Quais os tipos de atendimento disponíveis?

 

Psicanálise individual para crianças, adolescentes, adultos e idosos

Oferecemos a possibilidade de atendimento na frequência de 3 a 4 vezes por semana.

Clínica de 0 a 3 anos

A clínica de 0 a 3 trabalha com intervenções nas relações iniciais pais/bebês, uma vez que a vida emocional se organiza desde o nascimento. O bebê “faz” os seus pais assim como os pais “fazem” o bebê existir.

A equipe de psicanalistas da Clínica 0 a 3 está realizando atendimento on-line a pais ou responsáveis com seus bebês/crianças pequenas que apresentem problemas de sono, amamentação, alimentação, controle esfincteriano, retraimento, apatia, agitação excessiva ou dificuldades emocionais nas relações iniciais. Também são atendidos casos em que há necessidades emocionais relacionadas à gravidez e ao pós-parto, gestação de alto risco, luto, prematuridade, doença física ou malformação do bebê, bebês e pais adotivos.

No atual momento estamos oferecendo orientação para pais on-line: Como conversar com os filhos e lidar com a própria angústia em tempos de isolamento social junto com a rotina de trabalho pela internet, tarefas domésticas e escolares? Como enfrentar esses desafios e manter o equilíbrio emocional, evitando uma “pandemia psíquica”? Como auxiliar os filhos na difícil tarefa de organizar uma rotina escolar? Como lidar com as ansiedades, recusa, resistência e dificuldades das crianças diante do isolamento social e da educação à distância?

Clínica de atendimento à família

O atendimento familiar é feito com todos, ou alguns membros da família em conjunto, incluindo bebê, criança, adolescente e/ou adultos em qualquer etapa de suas vidas. Por meio desta intervenção vincular pode-se ter acesso à matriz original ou atual das dificuldades nos relacionamentos, sejam elas de casais, pais divorciados com filhos, irmãos, crianças com dificuldades escolares, situações de luto, adoção, etc.

Clínica transcultural

Para famílias com um dos filhos de até 5 anos.

Oferece atendimentos online às famílias de migrantes ou refugiados, buscando elaborar situações traumáticas e a inserção em uma nova cultura.
Neste momento a equipe da Clínica Transcultural também está oferecendo uma escuta on-line, gratuita e pontual aos profissionais que trabalham com famílias de migrantes ou refugiados.

Para famílias com crianças maiores de 5 anos, adolescentes  e adultos.

Oferece escuta online e gratuita às famílias de migrantes e refugiados.

Supervisão

Dirigida a profissionais de psicologia ou psiquiatria, com até 5 anos de formado/a, e para profissionais da área da saúde mental que atendam em serviços públicos ou ONGs, por valores reduzidos.

Inscrições

Durante esse período de crise devido à COVID-19, a inscrição será feita somente pelo WhatsApp.

 
Rua Sergipe, 441 - 5º Andar – Conj. 51 – Higienópolis.
 

Entre em contato conosco.

 
 

Whatsapp:
(11) 97349 2495

 

 

Telefone:
3661 9822 – Ramal 01
(para recado na secretária eletrônica)

 
 

Ações Institucionais – Modalidades Individuais

1. Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo

Atendimento psicanalítico individual aos servidores que atuam na Segurança Pública da população da cidade de São Paulo, com frequência de uma sessão por semana, durante um semestre, com possibilidade de renovação do processo terapêutico por mais um semestre.

Início: setembro de 2016

2. Parceria com a Vara Regional Sul 2 de Violência Doméstica contra a Mulher – Tribunal de Justiça de São Paulo

O convênio consiste no atendimento psicanalítico individual e gratuito, com frequência de uma sessão por semana, durante um semestre, com possibilidade de renovação do processo terapêutico por mais um semestre.

Início: fevereiro de 2021

3. Parceria Emergencial DAC/SBPSP – SOS Manaus/Febrapsi

Contribui com a extensão do projeto original da Federação Brasileira de Psicanálise – Febrapsi, voltado à crise sanitária na cidade de Manaus, disponibilizando atendimento psicanalítico a vítimas da Covid-19 (o atendimento psicanalítico individual), por 12 a 15 sessões online gratuitas, uma vez por semana (três a quatro meses).

Início: abril de 2021

4. Parceria Emergencial SOS ABC e Região

Atendimento individual
Como um desdobramento do projeto “SOS Manaus”, atendemos demandas relacionadas à Covid-19 da região do ABC/SP, por 12 a 15 sessões online gratuitas, uma vez por semana (três a quatro meses).
Início: maio de 2021

5. Parceria com a “Associação Endowment” da Faculdade de Direito Getúlio Vargas

Oferece aos alunos bolsistas da Endowment, alunos de Direito da FGV, a oportunidade de análise individual.

Início: outubro de 2019

Parcerias e Convênios

O setor de parcerias e convênios atua em diversas frentes com o objetivo de ampliar o diálogo com outras esferas da sociedade por meio do trabalho psicanalítico em suas várias modalidades clínicas.

Ações Institucionais

As ações institucionais ocorrem em parcerias firmadas com organizações sociais, que se dedicam ao cuidado da população em situação de alta vulnerabilidade social, com questões relacionadas à saúde mental das equipes que atendem a comunidade.

Estas intervenções têm como objetivo geral: oferecer espaços de escuta e reflexão para os agentes multiplicadores, com intuito de identificar pontos de impasse ou dificuldades no âmbito do trabalho e/ou das relações interpessoais/institucionais, ampliando também a compreensão de questões da subjetividade da população assistida.

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – ETECS e FATECS

Trabalho com grupos de educadores pertencentes ao Centro Paula Souza, que atendem em média 220 mil alunos em nível técnico secundário e universitário.

Início: março de 2018

Tribunal de Justiça/SP e CEVAT (Centro de Visitação Assistida)

Trabalho dirigido às equipes que atuam em casos altamente litigiosos que envolvem graves denúncias de violência.

Início: julho de 2018

UNAS – União de Núcleo e Associação de Moradores de Heliópolis e região

Trabalho com educadores dos Centros de Crianças e Adolescentes (CCA) da comunidade.

Início: outubro de 2018

Grupo: Hora da conversa: EJA – educação de jovens e adultos e Cursos Técnicos do Colégio Santa Cruz – S. Paulo

Espaço de escuta e reflexão criado para auxiliar os alunos e a equipe técnica a enfrentarem as dificuldades vivenciadas na retomada dos estudos, que contribuem em grande medida para a evasão escolar.

Início: março de 2019

Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

Oferece um espaço de escuta e reflexão a respeito das questões que são observadas e vivenciadas pela equipe no trabalho com os jovens que frequentam o instituto.

Início: março de 2020

ASA –Associação Santo Agostinho

São oferecidos grupos de reflexão para a equipe de educadores que trabalham com aproximadamente 1400 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Início: junho de 2020

Lar das Crianças (CIP):

Atendimento psicológico dirigido às crianças que frequentam o Lar e supervisionado pelos professores do CINAPSIA.

Início: abril de 2014

Parceria com o SASF / UNAS

Grupos de escuta e reflexão da equipe da Unas – Heliópolis/ SASF.

Trabalho dirigido à equipe do SASF, Serviço de Atenção Social à Família, na região de Heliópolis, que visa proteção social básica (saúde, educação e benefícios) a 1000 famílias/mês em situação de risco e vulnerabilidade social.

Início: abril de 2021

Parceria com a “Associação Endowment” da Faculdade de Direito Getúlio Vargas

Oferece grupos de reflexão aos alunos bolsistas da Endowment, de Direito da FGV.

Início: outubro de 2019.

Parceria Emergencial SOS ABC e Região

Atendimento grupal

Como um desdobramento da “Parceria Emergencial SOS ABC e Região” desenvolvida no CAP – Centro de Atendimento Psicanalítico, a modalidade grupal promove reflexões e análises acerca dos desafios e consequências da pandemia entre os profissionais que atendem a população.

Início: maio de 2021

Ações concluídas

Instituto Anchieta Grajaú

Trabalho com profissionais que participam do SASF (Serviço de assistência social à família na região do Grajaú, serviço que visa a proteção social básica (saúde, educação e benefícios) a 1000 famílias/mês em situação de risco e extrema vulnerabilidade social.

Início: abril de 2017
Término: dezembro de 2018
Nova ação: início: abril de 2020 / término: junho de 2020

Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Santos/SP

Trabalho com técnicos que atuam no atendimento jurídico à população.

Início: maio de 2018
Término: dezembro de 2018

Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo

Atendimento grupal

Trabalho com grupos de servidores que atuam na segurança pública da população da cidade de São Paulo.

Início: setembro de 2016
Término: dezembro de 2019

Observação: As parcerias e convênios firmados para modalidades de atendimento individual são desenvolvidos no CAP – Centro de Atendimento Psicanalítico.

 

Encontros e Conversas

São grupos coordenados por psicanalistas que abordam diversos temas e são dirigidos a profissionais que trabalham como multiplicadores em suas áreas de atuação. Os temas abordados são: drogadição, adolescência, família, primeira infância, vulnerabilidade social, adoção, entre outros.

Suspensos durante a pandemia.