Encontre psicanalistas membros e membros filiados


O psicanalista no hospital

Home      Blog      artigos      O psicanalista no hospital

O psicanalista no hospital
Por Marília Ribeiro Alves*

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” (Rubem Alves)

Como é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e não sozinho? Como é trabalhar sem o divã, sem agendamentos, sem horários fixos e sendo interrompido a todo instante? Como é trabalhar em um setting tão diferente do habitual? São perguntas que o psicanalista se faz quando pensa em trabalhar em um hospital.

O hospital é um lugar onde vários profissionais com formações diferentes atendem pessoas assustadas e fragilizadas emocionalmente à espera da visita cotidiana de um médico, do médico que trará o prognóstico de sua doença.

As pessoas hospitalizadas têm seu caminho de vida interrompido: deixaram de trabalhar, deixaram de estudar, em um momento adoeceram, pararam e se encontram ali, no leito de um hospital, distante de sua casa, de sua família, fora da rotina de seu dia a dia e, muitas vezes, sozinhos. Essa situação é mais evidente, principalmente, em hospitais públicos, lugar dos mais pobres e desamparados, o que os torna ainda mais desvalidos e inseguros.

Diante da descoberta de doenças graves, como o câncer e a AIDS, por exemplo, diante de procedimentos médicos invasivos, como a retirada de órgãos ou a amputação de membros, pacientes são tomados pela ansiedade e o medo da morte se presentifica.

A permanência em um hospital constitui-se portanto como um momento de reflexão profunda, momento de revisão de vida e de considerações sobre o futuro. O que fazer quando voltar para casa? Será que a vida será a mesma? Poderei fazer as mesmas coisas que fazia antes?

Pacientes terminais, principalmente, costumam fazer uma retrospectiva de sua vida. Revêem o que construíram e se perguntam como ficará sua família quando eles partirem. Falam de mágoas, de perdão e procuram deixar tudo resolvido. Diante da proximidade da morte, alguns pedem para rever determinadas pessoas com a finalidade de perdoá-las ou de serem perdoados.

Nesses casos e nesses momentos, a presença do psicanalista no hospital se consolida. A estrutura emocional adquirida por meio de sua análise pessoal, longa e frequente, lhe respalda para lidar e aguentar o intenso sofrimento físico e psíquico dos doentes.

Muitas vezes, basta estar presente para amparar o paciente nesse mergulho interior e oferecer-lhe uma escuta atenta, acolher seus conteúdos mentais, guiando-se pela atenção flutuante. Estar disponível para a interlocução e o diálogo, permite ao paciente associar livremente e expressar sua dor. O atendimento pode ser realizado no leito, nos corredores ou em qualquer outro lugar do hospital onde a presença do analista é solicitada.

O constrangimento de alguns pacientes em falar de suas questões íntimas em lugares coletivos, próximos de pessoas que não conhecem, é visível pelo tom de sua voz, e procuram falar baixo. Na hora da medicação, a auxiliar de enfermagem chega com o remédio que não pode esperar. As visitas do médico também têm prioridade e o atendimento é interrompido. Diferentemente de um consultório, onde o psicanalista atende com hora marcada, situações inesperadas acontecem a cada instante e não existe privacidade. No hospital, analista e analisando estão expostos.

Ademais, trabalhar com uma equipe multidisciplinar, muitas vezes fragmentada na qual cada um age isoladamente, tendo o prontuário como único meio de comunicação para dar ciência do estado emocional do paciente aos outros profissionais, é uma dificuldade suplementar.

Como é, então, trabalhar com tantas variáveis? Condição sine qua non é a disponibilidade para ouvir, escutar e acolher a angústia do paciente com uma escuta qualificada e diferenciada. Mesmo com todos esses obstáculos, o psicanalista tem um papel fundamental dentro da instituição, pois pode fazer o paciente sentir-se cuidado, olhado, considerado e compreendido.
Por outro lado, as experiências vividas em instituições enriquecem o psicanalista e o habilitam para o trabalho no consultório, ampliando sua visão de mundo, possibilitando-lhe entender a história pessoal de cada um e tratá-lo de forma mais humanizada.

*Marília Ribeiro Alves é membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro do Núcleo de Psicanálise de Santos e região, possui especialização em Psicologia Clínica pela PUC- SP e especialização em Psicologia e Saúde – Psicologia Hospitalar também pela PUC – SP.



Comentários

8 replies on “O psicanalista no hospital”

Gisele A.do P. Bazi disse:

Muito obrigada Marília pela sua valiosa contribuição. Trabalho há 18 anos na área da psicologia hospitalar. Atualmente estou implantando o serviço de psicologia hospitalar no Hospital Vera Cruz em Campinas. Considero que a psicanálise favorece uma grande ajuda tanto para os pacientes quanto para as equipes multiprofissionais. Penso e repenso minha atuação cotidianamente e gostaria muito de compartilhar esta experiência com outros psicólogos que atuam com a psicanálise. Muito obrigada mesmo Marília. Abraços, Gisele

Elizaneth Benevides disse:

Muito enrriquecedor o artigo. Obrigada!
Sou psicanalista e aproveitei muito.

Thell disse:

Olá! É impressão minha ou é nítida a dificuldade dos psicanalistas em se posicionarem como Psicanalistas? Me refiro especificamente aos Psicanalistas e nao aos psicólogos que se tornaram psicanalistas, pois esses se “apoiam” ao conselho de classe correspondente. Já observei pessoas que se tornaram Psicanalistas e que, por cobrança e insegurança acabou por cursar 5 anos de psicologia para ser “aceito” como Psicanalista. Esses sao casos isolados ou é uma tendência do sistema tentar a todo custo, fazer com que a Psicanálise fique entre profissionais da medicina? Pois é possível observar casos por exemplo, de planos de saúde que só reembolsa o cliente se a terapia tiver sido feito por um Psicólogo/Psicanalista. Enfim, que predomine os anseios de Freud, o de que nunca a Psicanálise fosse denominada “dessa” ou “daquela” “categoria”.

Abraço e Viva a Psicanálise! Viva Freud.

Aparecida disse:

Muito interesante sou pscanalista e gostatia de prestar meu trabalho em hospitais

Margarida Miranda disse:

Gostei muito e revi-me completamente nesta visão do psicanalista em contexto hospitalar.
Obrigada pela partilha!

Angelyna Negreiros disse:

Me firmei em psicanálise holidtico, otima profissão. Mas, as pessoas não dão credito quando trabalhamos só.

Erivan de Sousa Aguiar disse:

Olá Dra Marília Ribeiro, sou de Fortaleza, preciso lhe falar.

Conteúdo SBPSP disse:

Prezado Erivan, seguem os contatos da Dra. Marília Ribeiro:
Tel.: (13) 98202-4666
E-mail: mariliaralves@yahoo.com.br

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *