Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Nota oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Home      Blog      sexualidade      Nota oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, através de sua diretoria, vem esclarecer à população que é contrária às propostas que visam qualquer tipo de cura da orientação sexual das  pessoas. Consideramos que tais propostas revelam posturas discriminatórias e ideológicas alheias à clínica e ao pensamento psicanalíticos.

Sigmund Freud e seus continuadores foram pioneiros em reconhecer a diversidade do desejo humano abrindo espaço para  declarações como a da OMS, que descarta a tese de que a orientação sexual dos indivíduos esteja relacionada a uma doença.

O psicanalista, através da sua escuta clínica, promove a aproximação à singularidade do desejo de quem o procura, acolhe e  busca compreender as fontes da sua angústia e sofrimento psíquico. Propicia a construção de um saber próprio que diz respeito a cada indivíduo e que contribui, na medida das possibilidades, para um viver mais livre e criativo.  Fiéis a esta ética  psicanalítica não cabe a nós, psicanalistas, adotar qualquer postura normatizadora em relação ao comportamento ou à sexualidade de nossos pacientes.

Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo



Comentários

2 replies on “Nota oficial da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo”

Renilce disse:

Muito bem esclarecedora essa nota.
É de grande importância que a sociedade tenha esse tipo de informação.

Telma Maria Dutra disse:

Bom dia!
Muito pertinente e coerente ao pensamento da Psicanálise o posicionamento da Sociedade.
Parabéns.
Sou Psicanalista, aqui em Recife, e gostaria de saber um meio possível para que eu receba publicações de palestras e aulas realizadas por esta Sociedade. Assisto alguns vídeos através do YouTube.
Meu e-mail: telmadut@gmais.com
Ficarei grata pela atenção do retorno de vcs.

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *