Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Minha vida (não) é um tédio

Home      Blog      artigos      Minha vida (não) é um tédio

A sensação de vazio entediante que faz a existência parecer uma sequência estéril de dias sem qualquer sentido tem a ver com a falta de “criatividade psíquica”, que destrói a imaginação e o interesse real pelas coisas da vida.

Minha vida (não) é um tédio

Por Marion Minerbo*

Todos nós nos entediamos em situações específicas como passar horas no trânsito, num aeroporto, ou em uma festa em que não conhecemos ninguém. Mas o tédio que interessa ao psicanalista é aquele ligado à sensação crônica de vazio existencial: a pessoa sente que a vida não tem sentido, nada é vivido como significativo nem parece valer a pena. A vida é uma sequência estéril de dias e a pessoa não sabe o que fazer consigo mesma. Há um sentimento penoso e estranho de que o eu é construído artificialmente “de fora para dentro”, e não “de dentro para fora” com experiências genuínas, verdadeiras, com lastro.

O tédio costuma ser confundido com a depressão, mas são vivências diferentes. Na depressão o sentimento é de perda e de tristeza: havia algo que iluminava a existência, e este algo foi perdido. O deprimido não se sente vazio, mas “cheio de tristeza”, o que pode ser uma reação muito saudável diante de uma perda. Ele continua sonhando em recuperar aquilo que perdeu, enquanto o problema do entediado é que ele não sonha com nada. O mesmo afeto também costuma ser confundido com uma insatisfação com a vida. Até certo ponto, ela é positiva porque pode ajudar o insatisfeito a mudar de vida. Já a pessoa entediada vive um simulacro de vida. Ela ainda não conseguiu criar uma vida própria “de verdade”. Se “mudar de vida”, provavelmente em pouco tempo voltará a se sentir entediada.

Para não sofrer de tédio, muitas pessoas se lançam em atividades frenéticas, ou ao contrário, desligam-se dormindo muito. Podem usar drogas, ou então parasitar a vida dos outros. Celulares e redes sociais podem ser usados para disfarçar a sensação de vida vazia e sem sentido. (Note, porém, que esses mesmos estímulos podem ser usados de modo muito criativo). Quando, por qualquer motivo, esses recursos não estão disponíveis, o tédio se agudiza. Isso porque eles funcionam como “acompanhantes” que dão uma sustentação psíquica no tempo e no espaço. Quando faltam, a pessoa se sente largada de repente: ela cai e se esborracha brutalmente no vazio.

É a falta radical de criatividade psíquica que mata a imaginação e o interesse pelas coisas da vida, originando o vazio e o tédio. Criatividade, aqui, não tem nada a ver com ser artista ou descobrir soluções criativas para problemas. Trata-se da capacidade de criar algum sentido para a vida, de acreditar em um motivo para sair da cama cada manhã. Uma criança com um desenvolvimento psíquico normal não se entedia, pois é capaz de pegar qualquer coisa, uma tampinha de garrafa, e imaginar uma brincadeira com aquilo. A criatividade é a função psíquica mais importante porque “ilumina” nossas vidas. E então qualquer coisa pode se tornar interessante, envolvente e valiosa.

* Marion Minerbo é psicanalista, analista didata e membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Autora dos livros Neurose e Não-Neurose (Ed. Casa do Psicólogo), Transferência e Contratransferência (Ed. Casa do Psicólogo) e Diálogos sobre a clínica psicanalítica (Ed. Blucher), que será publicado no início do segundo semestre.



Comentários

6 replies on “Minha vida (não) é um tédio”

João Paulo disse:

Olá, Marion Minerbo.
Ao ler o artigo, percebi que eu me encaixo perfeitamente no perfil do tédio que preocupa.
No meu caso, vivo desanimado e raramente tenho assunto para conversar. Isso prejudica muito minha vida familiar, pois minha esposa não entende porque sou tão esquisito, e meu filho não tem um pai animado que conversa com ele.
Não sei o que posso fazer para reverter isso…

Texto muito bom. Gosto muito da escrita de Marion Minerbo.

Paciente 4479 disse:

Falou falou e não disse nada.

Parece psicologos, só descrevem o problema, cadê a ajuda? Eu sei muito bem descrever o que se passa, mas brincar com tampinhas não me da dopamina; o tédio me afeta com mais força do que o normal pra vcs, pq eu sou um sociopata, vivo procurando ser funcional, mas há muito mais dopamina quando sou disfuncional. Hoje mesmo eu to afim de por fogo em alguém, não to com raiva, só to com tédio, e isso é quase uma dor física.

Se for pra gastar meu tempo descrevendo oq eu sinto, da proxima vez deixa sua experiência de solução pessoal no mínimo. NO MÍNIMO.

Michele disse:

Olá, sou Michele Catiane e ao ler o artigo percebi que eu me encaixo perfeitamente.
Eu me sinto internada e sem ânimo, isso acontece quando meu esposo passa a semana viajando a trabalho . daí eu já fico me sentindo desvalorizada inútil.eu não conheço a cidade que eu moro. Não tenho família morando perto, eles moram em outro estado .
Eu me sinto sozinha.
morando em outro estado

clelia romano disse:

Marion, que prazer saber de você! Ainda outro dia pensei em você, acredita? Deixo meu e-mail caso queira saber de mim! grande beijo e sucesso!

James disse:

Provavelmente ninguém vai ver ou notar, talvez nem mesmo eu veja se responderam, mas… não é que eu sinta uma completa falta de sentido na vida, existe um sentido, claro, eu criei o meu… mas estou entediado por saber que isso vai levar muito tempo, sabe? para as coisas serem do jeito que eu quero, para, ao menos… eu poder batalhar com força máxima por elas… me falta dinheiro… quando eu conseguir tanto dinheiro assim, muito provavelmente já seja até velho, com quase 30. Odeio o fato de ter que envelhecer… fora que também vai ser um inferno ainda ter que esperar tanto porque sou jovem… um dia já não serei mais e irei querer aproveitar essa juventude que um dia fora desaproveitada por falta de recursos. Por enquanto, sigo no tédio e rogando por momentos com pessoas especiais que me livrem dele… ou boas oportunidades para atingir alguns objetivos mais rápido.

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *