Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Homens mais novos, mulheres mais velhas: uma feliz combinação

Home      Blog      relações humanas      Homens mais novos, mulheres mais velhas: uma feliz combinação

Mirian Goldenberg, antropóloga e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concedeu uma entrevista por e-mail ao blog da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) sobre um tema que tem despertado curiosidade e causado agitação social: homens mais novos casados com mulheres bem mais velhas. Autora do livro “Por que os Homens Preferem as Mulheres mais Velhas?”, lançado esse ano pela editora Record, Mirian, que estuda arranjos conjugais no Brasil desde 1988, chegou à conclusão de que essa é uma das combinações mais equilibradas, satisfatórias e felizes.

 

É preciso muita coragem para enfrentar os próprios preconceitos, medos e insegurança. Qual foi o caminho dos casais que você entrevistou para isso? O que os fez chegar a esse grau de superação dos próprios preconceitos?

No início, elas (mais do que eles) tinham muito medo e preconceitos. Afinal, são elas que são mais rotuladas e acusadas quando iniciam a relação. Apesar das resistências internas e externas, as mulheres decidem aproveitar o momento e “curtir” a relação, o que torna tudo sem expectativas, mais leve e divertido. Elas têm a certeza de que não vai durar, mesmo quando já estão casadas há 10, 20, 30 anos. Esta “insegurança” faz com que o casamento seja uma batalha diária, uma conquista de todos os dias. Paradoxalmente, a insegurança leva a uma segurança do amor, da parceria, da superioridade da relação que construíram.

 

Em algumas entrevistas você afirmou que a mulher é a que sofre mais com a aceitação da própria relação e com o olhar acusador do outro. Por quê?

As mulheres são mais críticas e inseguras com a inversão da lógica da dominação masculina. O “normal” é casar com um homem superior: mais alto, mais velho, mais poderoso, com mais sucesso e dinheiro, etc. Inverter esta lógica é questionar a própria lógica reproduzida pela maior parte das mulheres. O que incomoda muito!Assim, acusam as mulheres que invertem a lógica de serem ridículas, sem noção, periguetes, de não aceitarem a própria idade, de quererem se fazer de garotinhas etc.Interessante perceber que os homens pesquisados não enxergam suas esposas como mais velhas, mas como “superiores” às demais mulheres, principalmente às mais jovens. No início, elas têm muita dificuldade, muita insegurança e muito medo. Elas sofrem muito, principalmente no início. Acham que é algo provisório, que serão trocadas por mulheres mais jovens. Elas têm pânico de envelhecer. Só com o tempo, e com a certeza de que o amor deles é realmente especial e único, elas conseguem ter um pouco mais de segurança. No entanto, elas, muito mais do que eles, demonstram ter medo de perder o amor do parceiro, com o envelhecimento. A ideia de que elas são ou parecem mais jovens do que eles é compartilhada pelos dois. Tanto pela energia delas, a capacidade de fazer muitas coisas, de desejar se aventurar e fazer coisas diferentes, enquanto eles preferem ficar em casa vendo televisão e namorando, quanto pela aparência. Eles, em vários casos, parecem mais velhos fisicamente ou da mesma idade. As mulheres têm muito mais recursos para parecer mais jovens (tintura do cabelo, roupas, corpo etc). Mas, o mais importante, é que eles não enxergam a idade delas, isso não é importante para eles. Mas, para elas é muito importante. Daí a necessidade de reforçar que eles é que são mais velhos. Elas são superiores, mas não mais velhas.

 

Por falar em outro, por que essa situação causa tanto incômodo ainda que o casal pareça feliz, realizado e bem resolvido em relação à diferença de idade?

Porque questiona todos os outros modelos de casamento mais aceitos e legítimos socialmente. Porque questiona a lógica da dominação masculina. Porque demonstra que as mulheres têm poder de escolha. Porque mostra que as mulheres podem ser superiores. Porque revela que a juventude e o corpo-capital não são os principais atributos femininos. Porque mostra que estes casais são mais satisfeitos, equilibrados e felizes. E muitos outros motivos que estão no meu livro “Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?”

 

Quais são os principais fatores de atração da mulher mais velha em relação ao homem mais novo? E deles em relação a elas? Depois da atração, quais são os atributos de um de outro que são fundamentais para a sustentação do relacionamento?

Eles dizem que elas são mais atraentes, mais interessantes, mais maduras, mais seguras, mais divertidas, mais carinhosas, mais compreensivas, mais companheiras, mais atenciosas, mais inteligentes, mais, mais, mais… superiores às demais mulheres, especialmente às mais jovens. Elas dizem que eles as fazem sentir mais atraentes, mais jovens, mais interessantes, mais, mais, mais….superiores às demais mulheres, especialmente às mais jovens. Quando a diferença de idade é maior, os preconceitos e estigmas são maiores. Eles precisam enfrentar as acusações e preconceitos dentro da própria família. Nos casos que pesquisei, estas dificuldades acabam fortalecendo o amor, o respeito e a admiração. A segurança se torna cada vez maior, porque eles precisam estar muito unidos e certos do que realmente querem. Eles lutam, cotidianamente, para manter a relação. São mais cuidadosos, mais atenciosos, mais compreensivos do que os casais que pesquisei anteriormente, que vivem relações consideradas “normais” ou “comuns”. Eles valorizam muito mais o outro, e não se perdem em briguinhas bobas, joguinhos de dominação e disputas tão frequentes nos casamentos.

Vejo que a maturidade dos dois, não apenas dela, faz com que o casamento seja mais satisfatório e feliz. Muito frequentemente, as mesmas pessoas que têm preconceitos são as que têm mais inveja da felicidade e da coragem do casal, pois é preciso ter muita coragem para enfrentar os próprios preconceitos, medos e inseguranças. Os pesquisados comparam suas esposas a mulheres pegajosas, ciumentas, infantis. Admiram a leveza, a maturidade, a segurança delas. Como elas achavam que não iria dar em nada, viveram plenamente cada minuto da relação, sem expectativas e cobranças. Puderam ser “a melhor versão de si mesmas”, mais divertidas, alegres, leves. E, exatamente por isso, eles se apaixonaram. Elas tentam continuar sendo assim todos os dias, já que sabem que a relação pode acabar a qualquer momento. Vivem intensamente o amor e o carinho, valorizam o parceiro, são mais compreensivas, carinhosas, cuidam mais do parceiro e da relação.

O fato de já terem sido casadas (todas com homens bem mais velhos) também é uma referência para elas. Elas sabem que o fim de um casamento e de um amor não tem a ver com a idade, e sim com o que fazemos no nosso dia a dia. Acho que o segredo dos casais que pesquisei é exatamente este: eles cuidam, são atenciosos e carinhosos todos os dias, valorizam o parceiro e sentem que são únicos e especiais.

 

Você que estuda diversos arranjos conjugais avalia, com base nas suas pesquisas, essa como uma das combinações mais felizes. Quais são as evidências disso?

O fato de terem que enfrentar tantos obstáculos e preconceitos faz com que eles briguem menos e brinquem mais. Aprendem a valorizar o que possuem e não o que falta (como os casais mais tradicionais). Somente nestes casamentos encontrei um maior equilíbrio e uma maior reciprocidade. O fato de enfrentarem tantos preconceitos, medos e inseguranças acaba fortalecendo o amor e a parceria. Eles enxergam nelas o que é invisível para os outros homens, elas valorizam neles o que é desvalorizado por outras mulheres. Não faço uma apologia desse tipo de arranjo conjugal, mas é inegável que, para os casais pesquisados, as esposas são superiores às demais mulheres. E os homens dão a suas esposas o que elas mais desejam: a certeza de que elas são únicas e especiais, em um mercado matrimonial claramente desvantajoso para as mulheres mais velhas.

 

Na sua pesquisa, você se concentrou em casais com mais de dez anos de relacionamento, mas você acha que de um modo geral as pessoas estão mais dispostas a experimentar combinações amorosas com parceiros de perfis diferentes? No caso de homens mais novos e mulheres mais velhas, histórias de figuras públicas e respeitadas como o Emmanuel Macron ou a Fátima Bernardes exploradas pela mídia podem encorajar?

O caso do Macron e Brigitte é maravilhoso justamente porque mostra que não é considerado “natural” nem comum um homem amar e casar com uma mulher muito mais velha. Como mostro no livro, se a diferença fosse menor, seria mais aceitável. Mas como ele tem a idade dos filhos dela, como poderia ser filho dela (e ela mãe dele), o caso se torna inaceitável para grande parte das pessoas, especialmente para as mulheres. Discuto no livro o tabu da idade associado ao tabu do incesto. As pesquisadas falam, com vergonha e culpa: “ele tem idade para ser meu filho”, “ele poderia ser meu filho”. Muitas têm filhos da idade do marido (ou mais velhos). Algumas chamam o marido de filho. Elas contam situações em que os maridos foram confundidos com os filhos, e sentem muita vergonha e sofrimento com o olhar acusador dos outros, principalmente das outras mulheres. Eles nunca falam o mesmo, e reagem quando são chamados de filhos. Dão beijo na boca delas quando percebem o olhar preconceituoso. Como Macron, eles têm muito orgulho, respeito e admiração pelas esposas. Estão casados há muitos anos e continuam com o mesmo amor, tesão e admiração. Para eles, elas são superiores às demais mulheres, por serem mais companheiras, mais interessantes, mais compreensivas, mais carinhosas e muitos outros MAIS. Não é a diferença de idade o mais importante para eles, mas a superioridade delas com relação às demais mulheres, inclusive (e talvez principalmente) às mais jovens.

O fato de mulheres famosas assumirem, cada vez mais, suas escolhas por homens mais jovens reforça a ideia de que é possível amar e casar fora dos padrões. No entanto, o fato de POUCOS homens famosos escolherem mulheres mais velhas, mostra que essa escolha não é tão legítima assim. Parece que só mulheres muito poderosas podem ser livres para escolher homens mais jovens. Precisamos de mais MACRONS!!!! Só é preciso lembrar que ele não era famoso nem poderoso quando escolheu Brigitte. O mais bacana neste caso, como acontece em alguns casos que pesquisei, é que ele continua amando, admirando e respeitando a mesma mulher por quem se apaixonou aos 15 anos.

 



Comentários

74 replies on “Homens mais novos, mulheres mais velhas: uma feliz combinação”

Mahely Souza Dias disse:

Muito bom!

ALANA MARA DA SILVA GOMES disse:

amei. muito bom e importante, as pessoas tem que ser felizes, idade e apenas detalhes

Selma disse:

Sensacional

Tânia Maria Santos Bento disse:

Nem imagina como foi útil esse texto para mim e certamente para outras mulheres! Excelente! Atual de fácil compreensão! Agradeço sinceramente.

Legal sou homem . Gosto mt de mulheres mais velhas construir amizade ate conquista uma.

Sofro esse preconceito, por ser a mais velha no relacionamento, Mas vamos continuar porque existe amor verdadeiro entre nós.

WILLIAN SANTOS disse:

Sou casado com uma mulher 13 anos mais velha do que eu. Nunca fui tão feliz com uma mulher e nunca encontrei uma mulher tão perfeita pra mim como eu encontrei com a minha esposa hj. Quando vc tem maturidade o suficiente pra estar em um relacionamento como esse, não tem coisa melhor.

Betina Kopper disse:

O meu marido é 12 anos mais novo do que eu e nós nos damos super bem em todos os aspectos!

Filipe disse:

Vivo com minha esposa 6 anos ela e mais madura tem 57 anos eu 28 então agente vive muito bem , foi meu primeiro relacionamento duradouro até hoje , fico feliz por isso parece mentira , mais e pura realidade sou muito feliz com ela , espero que todos tenha msm oportunidade de viver do lado de alguém assim , como eu vivo bem .

Geovani disse:

Tenho 31 anos e minha namorada tem 52 anos. Somos extremamente felizes.Estamos juntos há 03 anos. Ela é tudo para mim. Em breve viveremos juntos, se Deus quiser. Este texto me fez identificar bastante em vários aspectos relativos à nossa relação. Vivemos ainda numa sociedade sobre o arquétipo machista e patriarcal. Mas acredito eu, que esses paradigmas em serão superados em médio prazo.

Aline disse:

Puxa, que depoimento lindo…. Estou muito feliz por vocês… Estou em uma situação parecida e me sentindo “constrangida” porque um rapaz de 29 anos (em breve vai fazer 30 anos) está interessado em mim porque gosta de mulheres mais velhas (eu tenho 46 anos)…

Solange disse:

Boa noite!
Estou passando por esse dilema, não tenho muita certeza ainda, mas estou achando que tem um rapaz de 30 anos interessado em mim, que estou com 55 anos, e sei que a família dele tem grandes preconceitos com idades, de mulheres mais velhas, casarem com homens mais jovens. Estou tendo um pouco de receio nessa questão.

Aline disse:

O que vale é ser feliz e pronto, não devemos nos prender no preconceito alheio!

Wonder disse:

O que me chama mais atenção, é que o preconceito vêm das mulheres, que deveriam se apoiar e ser mais unidas, se valorizarem mais, é só ver os comentários maldosos quando é a mulher mais velha que o homem na relação, agora apóiam e acham super normal uma mulher de 20 namorar um homem de 60, ex marido da minha mãe era dez anos mais jovem, não aguentaram a pressão e preconceito e se divorciaram!

Rose e Joao disse:

Somos um casal que vivemos uma relaÇão a 19 anos, nossa diferença é de apenas (rs) 26 anos…somos super apaixonados e com uma linda historia pra contar…me vi nesta reportagem…é exatamente isso…ah a diferrnça entre nos é eu 67 ,ele 41 …e realmente, nao enxegamos estes numeros, na verdade nao existe idade entre nos.
O importante é o amor, a idade é só um detalhe.
Pronto falei.rsrr.

Roselena Rohr disse:

Amei tua história!

Rk disse:

gostei do seu relato. eu tenho 32 anos e ela 70. é tão complicado viver nessa pseudo sociedade !

Kayla disse:

Estou tendo um relacionamento com um
Homem de 23 anos. Eu tenho 55! Está sendo maravilhoso!!! Estou muito feliz mas ao mesmo tempo insegura!!!

Karla disse:

Meu namorado tem 23 eu tenho 37 estou apaixonada por ele

Jussara disse:

Fui casada por dez anos com um homem 15 anos mais novo. Hoje, aos 59, estou envolvida com um rapaz de 26… Eu até tentei me relacionar com homens mais velhos, mas não consigo… É difícil, o preconceito é enorme, mas as vantagens valem a pena.

Oliveira disse:

Estou apaixonada por um rapaz 13 anos mais novo do que eu. Estou bem insegura ainda, mas ler esta matéria me dá esperança!

Vagner Vargas disse:

Tenho uma namorada de 58 anos e eu tenho 44 anos, me sinto bem triste pois eu a amo e ela nem aí pra nosso relacionamento, só fala em idade e que ela é bem mais velha que eu e isso e aquilo, que daqui uns 2 anos vai ter 60 e eu não vou nem querer mais ela, olha sinceramente não dá pra entender ela, pois eu a encho de elogios e gosto dela mesmo, mas ela não tá nem aí pra nós mesmo, assim tá difícil, por mais que eu goste dela minha vontade tá se esgotando.

Núbia disse:

Eu tenho 56 e meu namorado tem 22 anos .Vivemos juntos a 1 ano e meio .Diferença de idade 34 anos Rsrs . O melhor de tudo não ligamos para o preconceito de ninguém e estamos vivendo nossa história de amor, regada com muito companheirismo e União .

Junior matos disse:

A procura de uma mulher mas experiente , carinhossa.

Graciette Fernandes Montrond disse:

Eu estou passando pot uma situação constrangedor. Porque conheci um colega de curso que está muito apaixonado e perdidamente sem importar com consequencias. Ele não limita demostrar carinho, dependencia, amizade, companhia, enfim. Não sei como fugir mais.uma orientação

Marines disse:

Achei fantástico sua pesquisa..o mundo vive muito encima de convenções morais que interessam por motivos diversos.Mas aqui você coloca de uma forma tão leve que a idade cronológica é apenas convenção…mas o que importa mesmo é o que torna o casal feliz…hoje o mundo tem aberturas para todo tipo de relacionamentos..e concordo contigo…existe um equilíbrio muito interessante nesses casais que transcende..qualquer convenção.e os faz mais felizes…e porque não???.O que existe dentro de cada um . não está na certidão de nascimento..e sim na bagagem pessoal que se conecta a outra…. perfeitamente

Aline disse:

Suas palavras soam como um alento, um carinho e um bálsamo para a alma feminina na situação relatada nessa matéria… Você é um anjo… Grata por sua sensibilidade! Abraços com carinho!

Solange disse:

Tenho 60 anos e tem um rapaz de 39 interessado em mim, nos conhecemos num aplicativo…ainda não nos conhecemos, mas sinto que o interesse dele é real, vamos ver o que acontecerá!

Márcio disse:

Tá vendo Beatriz, eu posso te fazer muito feliz e sem essa de medo de largar você a qualquer momento. Kkkk te adoroo!!!

Nirce Ferreira disse:

Eu vivi um grande amor!! Tinha uns 29 anos, era mulher desquitada e mãe de 1 filha qdo o conheci. Buscava ele na porta do Ensino médio.. Falo da década de 70 do SÉC. passado.. Não foi fácil. Resisti por 3 anos.. até que assumi: É amor! E foi mesmo! O melhor, e mais intenso amor que eu vivi. Pai, avó, marido amante de excepcional excelência !! Ele se foi aos 58 anos, (21) contaminado pela Covid19 e por falta da vacina! Foram quase 40 anos de amor e parcerias verdad
eiras e rcíprocas! Vou ama-lo além da morte! – Nirce – DF

Roberta disse:

Sou Roberta 51 anos com Carlo 25 e tudo que está escrito aqui foi muito bom para o meu aprendizado. Exatamente! Somos super felizes juntos! Em todos os aspectos o entendimento e ótimo! Estou feliz ele está feliz!
Quero ler o seu livro.
Me venda on-line?

Obrigada

Maria Antonieta Guerra disse:

Acho que este artigo , além de verdadeiro é maravilhoso…
Os homens mais jovens são mais carinhosos e atenciosos ,de que os homens que têm mais idade . Talvez um pouco vaidosos quando encontram uma jovem…

Sara disse:

Que abordagem interessante e esclarecedora! Parabéns! Já quero ler o livro.

Mauro Júnio disse:

Atualmente com meus 26 anos, me apaixonei por uma mulher de 46 anos, fomos apresentados por uma irmã da igreja, q anos atrás frequentava a mesma q a minha futura esposa, de inicio por alguns dias, não tinha nada demais conosco, porém o meu interesse por ela e vice versa foi crescendo, e hoje o que víamos de empecilho, tiramos para escanteio, e vamos nos amar como se não ouve-se amanha, rsrsrsrsrs

Vera Matos disse:

Estou muito feliz com um homem que tem idade do meu filho, e me sinto muito amada e respeitada. Precisamos de mais MACRONS!!

Vania Rodrigues de Medeiros disse:

Legal sou 26 anos mais velha que meu namorado
Ele 25 eu 51 Ele me a me admira me acha linda .
Me banca , me dá presente ainda quer casar comigo e construir um futuro comigo .
Mas tenho medo por causa da minha idade

Mayk disse:

Primeiramente parabéns pela publicação e por esclarecer um tabu que vêm sendo quebrado aos poucos pela sociedade.
Um relacionamento entre um casal com diferença de idade especialmente a mulher mais velha que o homem não deveria ser algo fora do comum, já que para o Amor não existe barreiras.
Estar com uma mulher mais superior em termos de maturidade, experiência e sabedoria é algo maravilhoso, realmente há mais compreensão, leveza e intensidade no relacionamento.
Ambos apaixonados a última coisa que nos importamos é com o olhar dos demais.
A idade do nosso corpo físico não é suficiente diante do amor espiritual entre duas pessoas, o olhar, o sorriso, o carinho, a compreensão, a energia um do outro, o equilíbrio e a admiração está muito mais além.
Tenho 35 e ela 46, dois meses de paixão e amizade que vêm crescendo cada vez mais.

Aline disse:

Parabéns por suas colocações bonitas, inteligentes e sensíveis!
Você disse algo muito forte e real: “amor espiritual”… É essa profundidade de amor que tem faltado em muitas pessoas e relacionamentos hoje em dia e que torna as relações líquidas, rasas e vazias…
Se todos entendessem a profundidade do “amor espiritual”, os relacionamentos teriam mais respeito, mais fidelidade e seriedade, companheirismo e seriam livres desses preconceitos relacionados à idade e tantas coisas que machucam e ferem… Grande abraço!

Eliana disse:

Amei essa abordagem, veio acalmar meu coração.
Quero ler mais sobre isso.

Edma da conceição disse:

Adorei

Claudia Corrêa Porto disse:

Na verdade eu quero saber se existe a maxima que : elas são mais gostosas na cama ..

Samo disse:

Sou homem e não vejo problema em me relacionar com uma mulher mais velha

Carlos Márcio dos Santos disse:

Adoro muito mulher que tem mais experiência em fazer um homem se sentir bem

GERALDA GOMES TEIXEIRA disse:

Adorei essa materia!

Ângela disse:

Já estou com sessenta anos e tenho mais atração por homens mais jovens, já fui casada com um 20 anos mais novo, hoje estou solteira mas ainda pretendo me relacionar com os mais jovens.

Eliana pinheiro disse:

Pois é ..tenho 49 anos e moro com 1 rapaz de 34 anos.nos conhecemos a 3 meses ele já diz que me ama.no início eu não queria por ele ser mto novo.mas ele insistiu e acabei me envolvendo.mas tenho MTA insegurança.vamos ver o que dá.

Adriana Nunes disse:

Acho que teria medo se me relacionar com homem mais jovem,mas acho maravilhosa a ideias kkk

Lucia Margareth Andrade Pereira disse:

estou vivendo esse amor que me da muita paz e tranquilidade eu acho que ele sente a mesma coisa e esta sendo fantástico é inacreditável e ao mesmo tempo abençoado por deus.

Rosângela disse:

Parabéns pra este Blog e para Mirian Goldenberg, pela excelente matéria, muito útil!
Amei os comentários também!
Me sinto mais aliviada depois de lê-la, por saber que essa situação abordada não é absurda e nem tão incomum. Tenho 54anos, gostei de um rapaz 7anos mais novo, durante 20 anos, chegamos a namorar duas vezes, por mais ou menos 5anos, mais a distância do que perto. Ficou claro pra mim que não deu certo por falta de amor, não pela diferença de idade.
Atualmente estou gostando muito de um rapaz que tem mais ou menos 32anos, começou com uma admiração e uma vontade de ter a amizade dele, e depois uma forte atração e desejo de conviver com ele. Atendo ele como cliente na Empresa que trabalho e tenho ficado bem constrangida pois acabei sutilmente deixando ele perceber que estou gostando dele.
Aconselho a todos que estão num relacionamento com amor recíproco, que se casem, não se privem desta felicidade!
Rosângela M M

Isis disse:

Estou exatamente neste momento, um misto de tensão e leveza. Justamente tenho medo dos olhares e julgamento familiar, a nossa diferença de idade é de 17 anos.

Gustavo disse:

Atualmente estou 28 e ela com 51, nos conhecemos no serviço mes 11/2022 trabalhávamos num shopping uma loja em frente a outra, moramos na mesma região . sempre que eu via ela me chamava muita atenção , principalmente por ser cheirosa, atraente , sedutora mas nunca tínhamos trocado um papo duradouro sempre comprimentos por educação ( oi, bom dia tudo bem ?! ), mas quando passava por mim eu sentia um perfume marcante que me fazia quebrar o pescoço e repara-la de cima ate embaixo. um dia ela simplesmente atravessou o corredor do shopping e veio na minha direção, nesse momento meu coração acelerou não sabia o que ia acontecer, ( imaginei que ela ia me perguntar se eu perdi alguma coisa porque eu estava olhando tanto pra ela ) nesse momento iniciamos uma conversa sem sentido como se nos já nos conhecêssemos a muito tempo , ela pergunto onde eu morava e eu disse num bairro próximo ao shopping ela me disse que tbm morava na mesma região e passava justamente 3 quadras da minha casa e me ofereceu uma carona, eu aceitei mas com a condição de eu dividir o combustível pois eu tbm ia de carro pro serviço. nesse dia eu estava sem carro pois estava na mecânica, logo em seguida perguntei se ia atrapalhar pois não queria sem um incomodo. muito simpática respondeu de forma alguma. no decorrer de 1 mês já indo e voltando junto todos os dias, eu já não conseguia tirar ela da minha mente, então fui obrigado a me declarar pra ela pois não queria me magoar e ate mesmo confundir as coisas, logo tive uma resposta que me magoou . Eu não fazia o tipo dela , ela preferia caras mais velhos , mas mesmo assim meu carinho e respeito por ela continuou, após 3 dias que me declarei pra ela logo tive a surpresa , uma msg dela no meu WhatsApp , me fez um convite para comermos algo , eu aceitei é claro . Ela bem elegante logo imaginei uma restaurante , uma churrascaria , uma pizzaria, mas não foi um hambúrguer de food-truck , achei o máximo, pois vi a simplicidade. foi muito agradável , muitas risadas , brincadeiras e conversas mais serias tbm . quando estávamos indo embora falei com ela, pare o carro preciso fazer algo , na mesma hora ela encostou o carro e sem pensar dei um beijo nela que foi reciproco , dês do ocorrido estamos juntos a 4 meses e nos vendo todos os dias (mês 03/2023). estamos nos amando de verdade e nunca imaginei gostar de alguém igual eu gosto dela, existe muita confiança entre os dois principalmente em questão de telefone celular e redes sociais ele pede pra responder algo pra ela e eu tbm a mesma coisa, ou postar uma foto responder algum comentário etc. estamos decididos no próximo mês morarmos juntos. apesar da diferença de idade não ligamos pra que os outros falam ou pensam , o importe é estarmos felizes , então para os caras mais novos que gosta de alguma mulher mais velha , não ligue para que os outros pensam ou fale . o importante é ser feliz .

adry disse:

boa tarde gustavo que historia mais emocionante eu tenho 33 anos e o homem que eu estou me relacionando ele tem 25 anos, eu estava muito insegura e com medo de iniciar essa relação eu o conheci no onibus, ele é motorista da linha do meu bairro me trata como uma princesa porem a idade nao me deixava dar abertura pra ele mesmo eu querendo por questão da idade e do meu proprio preconceito. li sua historia e vou nos dar essa oportunidade pra ele pois nós nos fazemos bem um ao outro. E eu sinto que seremos felizes

Christiane disse:

Muito interessante a pesquisa, saiu esses dias que aumentou em 36% o número de casamentos entre mulheres mais velhas e homens mais novos. Já passei dos 40 anos e percebo q tenho mais facilidade de me comunicar com homens mais novos.

Conceição Neves disse:

É o que digo por experiência própria
Homens da minha idade (69 anos), ñ tem mais disposição, de sair, ir a shows, participar de reuniões com amigos. Mulheres mais velhas querem a liberdade de fazer o que quer, principalmente no sexo, experimentar coisas que a vida inteira foi lhe dito que era imoral, desde que seja permitido com carinho, pode tudo❤️
Homens mais velhos acha que atingiu idade de ficar no sofá assistindo TV…kkkk
Quero vida❣️❤️

Rosa Maria Rodrigues Costa disse:

Verdade. Namoro um homem bem mais novo e nunca me senti tao amada em toda minha vida!

Deusa Mattos: disse:

Tenho 70 anos viúva fui casada com um homem mais velho, 3 anos de viúva não namorei ninguém, agora estou iniciando um bate papo com um rapaz solteiro 50 ,anos, uma distância entre nós uns 200K, será que dar certo? Ele fala que gosta de mulheres mais velhas não quer me perder mais não me empolgo, pode ser falácia, más meu coração bate pode ser uma paixonite!!! Gostaria uma orientação?

Tereza Andrade disse:

Não li o livro ainda, mas a partir da entrevista tive a impressão de que a causa de sucesso da relação não se baseia na diferença de idade. Parece que a certeza do fim próximo, somada à necessidade constante de sedução por parte da mulher é que são os ingredientes provocadores de satisfação no homem. Imagino até que devam ser os mesmos ingredientes entre quaisquer casais que permanecem unidos, um deles, homem ou mulher, mais inseguro buscando nutrir o outro de sensações agradáveis.

Posso afirmar que a intimidade sexual que vivo após os 50 anos é mais intensa, pulsante e verdadeira que aos 30 e em quase nada combina com um homem da minha idade. Com isso, pretendo conduzir ao entendimento de que o sexo é o item mais importante na relação pra mim após a admiração. Esta sim, envolve uma gama de características e aspectos variados que ao se materializar esperam pelo sucesso sexual para enlaçar os amantes.

De toda forma, preciso ler a obra para tentar compreender melhor os mecanismos de superação pelos quais passaram as mulheres em quem busco inspiração para minha aventura particular.

Obrigada!

Pedro Roglio disse:

Eu prefiro mulheres bem mais velhas do que eu!

PEDRO ROGLIO
Ivoti/RS

Marineide disse:

Tenho 71 anos e amo um homem de 58 que também me ama. Traba lha comigo, mas ainda não tocamos na questão de idade. Pode dar certo esse relacionamento?

Renan Max disse:

Eu passo por esse preconceito diariamente, namoro uma linda mulher de 47 anos, que não parece nunca ter esta idade, mas, luto todos os dias contra o preconceito que ela tem sobre isso. E diariamente luto contra o término, preconceito, medo, receio que ela tem de estar pela primeira vez com um cara mais novo. Eu 33, ela 47. Mas todos dizem, não pela aparência, mas pela forma de ser principalmente que sou bem mais velho que ela, ela é linda, maravilhosa, cheirosa, perfeita aos meus olhos, uma loira incrível, bombeira, enfim. Uma mulher foda. Mas o preconceito vem atrapalhando muito, pois todos os dias ela deixa ele falar mais alto. E eu diariamente venho tentando contornar a situação e fazer com que ela confie e acredite que possa dar certo. Mas ela insiste em dizer que sabe que não tem futuro, exatamente como foi dito acima.
Bom, eu não vou desistir, amo ela, quero me casar com ela e ama-la todos os dias como se fosse a primeira vez.

M, A, Oliveira disse:

Eu acho uma aberração, pensar em ter uma relação, com alguém da idade dos meus filhos… Se for o homem mais velho, sempre tem mais maturidade… Já aceito… Uma questão de como fomos educados…

Elizabete disse:

Eu e meu marido temos 19 anos de diferença de idade, estamos juntos há dois anos eu com 56 e ele com 37 somos muito felizes , nos admiramos e respeitamos um ao outro , a felicidade nos resume.

Paula disse:

Muito legal o artigo, passei uma situação assim, e realmente me senti da forma relatada, como mulher, principalmente porque vivemos muito hoje em dia com a prática do corpo “fitness” das mulheres mais novas, esteriotipos de beleza formatados, etc.

Lucia Helena disse:

Excelente! sou fã da Miriam Goldberg há muito. A entrevista me deixou mais animada,pois curto muito homens mais novos…apesar da idade. E concordo com as características tais como: mais leves, mais tranquilas e mais MAIS.

Vera Regina Pedroso disse:

Exatamente assim! Posso falar com conhecimento de causa. Após ter tido muitos relacionamentos,nunca me senti tão desejada e amada. Uma conexão forte com muito amor.

João Mussanga José disse:

Wauu! Adorei a abordagem, e me apetece fortalecer cada aspecto importante, que aqui foram citados, em minha vida…
Obrigado!

Clau disse:

Muito boa essa matéria, mas se mulheres famosas tem relacionamento com homens mais jovens e homens famosos já não é tão comum estar com mulheres mais madura, e sim jovens também, a pergunta é: existe aí um padrão de poder?

Marcia disse:

Faz-se necessário obedecer um padrão?
A unica satisfação que tenho a dar é comigo mesma.
Tenho sessenta anos.

Isaura disse:

Wau, que conteúdo rico. Muito obrigada.

francismara de oliveira disse:

Eu amei meu namorado é 13 anos mais novo . e fico meio insegura .

Waldirene disse:

Excelente! Obrigada por sua pesquisa.

Bernardo disse:

Feliz depende. Minha esposa é 8 anos mais velha que eu. E ela NUNCA se cuida, ela gasta toda a energia para sentir ciúmes e ficar falando que é mais velha e eu mais novo. Está em um ponto de deixar os dentes podres e ficar nervosa quando falo para ela ir ao médico. Detalhe estamos juntos tem 22 anos, temos um filho de 17 e outro de 11. Ela não quer ser mulher apenas mãe. E como o mais novo fica nessas horas? Sei que o amor é união nada tem com isso, mas é difícil sentir atração por alguém completamente desleixado. Então MT cuidado, homens e mulheres, pois pode ser a pior prisão que existe depois de um tempo.

Ivory disse:

Eu, depois de dois divórcios com mulheres mais novas, cheguei a essa conclusão. Percebi que elas não respeitam o relacionamento por se dizer que ainda são jovens e terão outro homem pela frente

Patricia Cunha Montagna disse:

Maravilhoso ler isto.
Me ajudou muito.
Tenho um relacionamento com um homem mais jovem 25 anos. E é perfeito. Mas bate insegurança.

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *