Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Freud explica?

Home      Blog      artigos      Freud explica?

A expressão “Freud explica” tornou-se popular entre as pessoas. Mas será mesmo que Freud quis explicar? É nessa dimensão que opera a Psicanálise? Veja abaixo a interessante reflexão da psicanalista e membro da SBPSP Luciana Saddi, sobre o tema.

*Por Luciana Saddi

Sobre um dito bastante usado entre nós: Freud explica.

Quando um ato falho surge ou quando cometemos um lapso de linguagem é comum que alguém nos diga a frase: Freud explica. Mas o que essa frase quer dizer? Freud quis mesmo explicar?

Nós, psicanalistas, somos mais humildes do que o senso comum imagina que somos, pois nossa pretensão não é jamais explicar. Podemos apenas afirmar que Freud interpreta. Existe diferença entre explicar e interpretar.

A interpretação está na base de funcionamento de todas as psicoterapias de base analítica. Indica que há um trabalho pelo surgimento de sentido para as vivências do paciente. Algumas vezes o sentido parece se ocultar num segredo, que desvendado faz o sujeito avançar no conhecimento sobre si. Outras vezes, interpretar significa favorecer a ligação entre pontos aparentemente desconexos, possibilitando a emergência de novos sentidos e novas percepções.

Interpretar também pode ser entendido como contar, narrar e expor. São referências para o mundo da ficção literária e do teatro, referências que lidam com dar vida aos personagens, exibir certas questões ou mesmo contar histórias que não devem ser esquecidas.

Ao analista resta levar em consideração o que emerge. Trata-se mais de penetrar e de identificar as entranhas que dão suporte às visões que temos de homem e mundo e menos, muito menos, de procurar explicações sobre como se formam tais pensamentos e afetos.

Interpretar significa promover sentido e saber singular. Tomar o discurso do paciente de tal forma que o faz revelar uma verdade intrínseca e, ao mesmo tempo, deixar ao encargo do paciente a elaboração desse momento. Pois cada descoberta leva a quebra da rotina psíquica, cria uma pequena crise e leva ao aumento de patrimônio sobre nós mesmos.

Assim, da próxima vez que alguém lhe disser, Freud explica, replique dizendo, não, de jeito nenhum, Freud interpreta!

*Luciana Saddi é psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).



Comentários

4 replies on “Freud explica?”

maria olympia frança disse:

excelente esclarecimento nao somente para leigos mas tambem nós analistas. sempre é bom que lembremos que nossa função não é explicar para os pacientes as suas dores, pois destas eles sabem mais do que nós. podemos sim, ajudá-los a dar algum significado ao desconhecido que os ajudará a suportar o sofrimento

[…] meio aos lapsos e atos falhos, estamos recebendo mensagens de nós mesmo, vindas do nosso inconsciente o tempo todo. Só […]

Penso que Freud implica o paciente nas suas queixas durante as sessões de psicanálise. Foi o que ele fez com Dora quando fez a seguinte pergunta: “Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?” Abraço!

Mauro disse:

Desculpe mas falou bonito e não explicou! Froid simplesmente explica por interpretações. O resto são exercícios de ego!

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *