Encontre psicanalistas membros e membros filiados

Instituto Durval Marcondes

Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Durval Bellegarde Marcondes, ao entrar em contato com as ideias de Sigmund Freud sobre a mente humana, pela leitura do artigo “Do delírio em geral”, escrito por Franco da Rocha e publicado em O Estado de São Paulo em 1919, organizou aos poucos um grupo de interessados na busca de conhecimento sobre a nova matéria. Em 1936 conseguiu trazer uma analista didata para São Paulo, a Doutora Adelheid Lucy Koch, referendada pela IPA, para iniciar as análises de acordo com as regras então propostas por esta instituição internacional.

Aos 5 de Junho de 1944 Durval Marcondes, Adelheid Lucy Koch, Darcy de Mendonça Uchoa, Flávio Rodrigues Dias, Frank Julien Philips e Virgínia Leone Bicudo, formalizaram a fundação do Grupo Psychoanalytico de São Paulo. Nesta ocasião, o Grupo estabeleceu que seria criada uma Comissão de Ensino para organizar o estudo da Psicanálise, nos conformes estipulados pela International Psychoanalytical Association (IPA).

Em 1951, por ocasião do XVII Congresso Internacional em Amsterdam, a IPA reconheceu como sua integrante a agora denominada Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Em setembro/outubro de 1958 foi fundado o Instituto de Psicanálise da SBPSP, que recebeu posteriormente, como justa homenagem, o nome de “Durval Marcondes”. O Instituto é o órgão da SBPSP que coordena as atividades didáticas na finalidade de formar psicanalistas. Tais atividades compreendem: análise didática dos pretendentes à formação psicanalítica, organização de cursos teóricos, seminários clínicos, supervisões oficiais, e a instalação de Comissões formadas para apreciar os relatórios de membros filiados visando sua qualificação segundo o Regulamento do Instituto.

O Instituto é composto pela sua Diretoria e pelos Corpos Docente e Discente. Compõem a Diretoria: o Diretor, o Secretário Geral, o Secretário de Seleção, o Secretário de Currículo, o Secretário de Acompanhamento, o Secretário de Análise de Crianças e Adolescentes e o Secretário Adjunto.

A Comissão de Ensino é um órgão da SBPSP cujos componentes são eleitos em Assembléia Geral Ordinária e é coordenada pelo Diretor do Instituto, sendo constituída por membros efetivos, dos quais sete são analistas didatas e cinco são professores. Também participam da Comissão todos os membros da Diretoria do Instituto, considerados membros natos e dois representantes do Corpo Discente, eleitos por seus pares.

A Diretoria do Instituto e a Comissão de Ensino têm por finalidade refletir sobre a formação psicanalítica e estabelecer suas normas.

 

Em caso de dúvida, entrar em contato com a secretaria, no e-mail: suely@sbpsp.org.br