Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Tudo sobre a Formação Psicanalítica da SBPSP

Home      Blog      formação psicanalítica      Tudo sobre a Formação Psicanalítica da SBPSP

Tornar-se analista é um processo que envolve aproximar-se do próprio mundo interno para poder se aproximar do mundo interno do outro. A formação psicanalítica de SBPSP busca desenvolver no postulante as condições para que este processo ocorra, a partir do tripé da análise pessoal, seminários teóricos e supervisões.

As inscrições estarão abertas de 1º a 30 de março de 2018 (confira aqui). Nesse post, buscamos apresentar as propostas da formação psicanalítica e esclarecer as principais dúvidas sobre os processos.

Histórico

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo começou a ser organizada em 1927 e, em 1951, foi reconhecida pela Associação Psicanalítica Internacional. Pouco tempo depois, em setembro/outubro de 1958, foi criado o Instituto de Psicanálise da SBPSP, que recebeu posteriormente o nome de “Durval Marcondes”, como homenagem a seu fundador. O Instituto é o órgão da SBPSP que coordena as atividades do corpo docente e discente na finalidade de formar psicanalistas.

Composta atualmente por 470 membros efetivos e associados da SBPSP e 349 membros filiados ao Instituto Durval Marcondes, a Sociedade de São Paulo busca manter o pluralismo teórico-clínico, a interação entre psicanalistas com orientações diversas e também estimular férteis diálogos com outras áreas do conhecimento e da cultura. Para tanto, mantém um notável fluxo permanente de atividades científicas e publicações, como o Jornal de Psicanálise e a Revista Ide.

Seleção

A maior parte dos pretendentes à formação no Instituto Durval Marcondes tende a ser de graduados em medicina ou em psicologia, desde que devidamente habilitados para o exercício profissional perante seus conselhos profissionais. No entanto, candidatos vindos de outras áreas de formação também podem se apresentar para a seleção. A única diferença é que estes últimos terão seus currículos e memoriais discutidos na Comissão de Ensino para uma avaliação preliminar de sua trajetória e da compatibilidade com o que consideramos ser essencial no perfil de um futuro psicanalista. Passando nessa primeira etapa, eles prosseguem no processo comum a todos. Portadores de diplomas de universidades estrangeiras devem apresentar prova de revalidação dos mesmos. Entre os candidatos de outras áreas, já foram aprovados profissionais de economia, direito, farmácia, hotelaria e serviço social.

A seleção propriamente dita consiste no exame do currículo e dos memoriais dos candidatos, com vistas a conhecer a pessoa e sua motivação para se tornar psicanalista. Em seguida, o pretendente passa por três entrevistas com psicanalistas da SBPSP. Cada trio de entrevistadores terá a oportunidade de conhecer a pessoa ao vivo e complementar, esclarecer ou aprofundar as informações enviadas por escrito. Tais impressões serão discutidas em seguida para se decidir pela aprovação ou não do candidato.

Currículo

Nosso currículo propõe uma base de autores considerados essenciais para a clínica psicanalítica contemporânea, e ao mesmo tempo, abre um espaço para contemplar os interesses singulares de cada membro filiado. Nesse sentido, 72% dos seminários são obrigatórios e 28% são eletivos, ou seja, fazem parte da grade curricular, mas são de escolha do membro filiado. Entre os créditos obrigatórios há 10 seminários clínicos, espaços em que a clínica e a teoria se reinventam reciprocamente e no qual os membros apresentam um caso para discussão com o grupo.

Além dos seminários obrigatórios, os docentes têm a possibilidade de propor eletivos sobre temas ou autores de seu interesse, assim como os membros filiados também podem sugerir um tema e convidar um coordenador para tal seminário. Desta maneira, acreditamos contemplar tanto a pluralidade teórico-clínica praticada na instituição, como a diversidade do pensamento psicanalítico atual.

O tempo da formação depende do cumprimento do tripé: análise didática, seminários clínicos e teóricos e duas supervisões individuais. Após a aprovação no processo seletivo, o pretendente tem no máximo um ano para iniciar sua análise didática, que terá duração mínima de cinco anos. A partir de seis meses do início da análise didática, é possível a matrícula nos seminários oferecidos pelo Instituto. O tempo mínimo para conclusão da formação é de cinco anos, que coincide com a exigência de análise didática. O tempo total da formação é flexível para cada membro filiado. Se os seminários clínicos e teóricos forem concluídos, mas os relatórios não tiverem ainda sido apresentados, o Instituto tem como requisito que seja cursado no mínimo um seminário por semestre. Tal processo tem o nome de formação continuada, que significa uma elasticidade no tempo de formação, até que o segundo relatório seja apresentado no Instituto e a qualificação seja solicitada pelo membro filiado.

Supervisão e análise didática

Como dito acima, para alcançar sua qualificação como analista da SBPSP, é necessário que o membro filiado, além dos seminários, supervisione dois casos de pacientes adultos, cada qual durante 80 horas. Ele terá, assim, contato mais regular e próximo com dois analistas didatas da sociedade, discutindo a fundo seu próprio trabalho clínico e o processo analítico. É uma oportunidade única de unir técnica e teoria, o que culminará com o exercício da escrita do relatório.

A análise didática é, em sua essência, idêntica a qualquer análise. Entretanto, sendo uma parte fundamental da formação do analista, tem algumas características formais que a distinguem: a duração mínima de cinco anos, a frequência de quatro sessões semanais e o fato de ser realizada por um analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. O didata é um membro efetivo da sociedade, que, tendo passado por um longo processo de qualificação, é avalizado pela instituição para exercer a função de analisar os futuros analistas.

E por que é exigido que o membro filiado passe pela análise didática? Porque acreditamos – e Freud nos iniciou nesta premissa – que apenas sendo analisado e vivenciando o processo de se aproximar do próprio mundo interno alguém estará apto a se aproximar do mundo interno do outro e fazer com que o processo analítico se coloque em marcha. Os vieses não são assim eliminados, mas podem ser escrutinizados pelo analista. Esta é a perna mais básica do que se convencionou chamar “tripé” do modelo de formação analítica que seguimos; os dois outros pés seriam a supervisão e os seminários.  Atualmente tende-se a considerar, informalmente, uma “quarta perna”: a vida institucional, que permite ao membro filiado estar em permanente processo de ser apresentado a novas ideias, para discussão e reflexão crítica.

Dicas

A psicanalista Vera Regina Jardim Ribeiro Marcondes Fonseca, diretora do Instituto Durval Marcondes, dá uma dica para os candidatos refletirem antes da inscrição. “É importante ter curiosidade pelo mundo mental, pela própria vida mental e pela vida mental dos outros. Também é desejável o interesse pela cultura, história, arte e ciência, ou seja, é fundamental a tendência a valorizar o que é humano”, destaca.

Outra dica de Vera é o cuidado com o memorial, pois, junto com as entrevistas, esse documento tem um peso importante para a seleção. “É importante que o candidato se dedique à escrita desse currículo comentado, sendo uma oportunidade para refletir sobre sua trajetória e apresentá-la à comissão de seleção”.



Comentários

5 replies on “Tudo sobre a Formação Psicanalítica da SBPSP”

Josi Schimiti disse:

Muito boa estes esclarecimentos sobre a formação… Nos ajuda a sonhar com a possibilidade de alcançar está formação…

SIMONE ANJEROSA DE ALMEIDA CAMARGO disse:

Excelente informações. Faltam os valores.

SIMONE ANJEROSA DE ALMEIDA CAMARGO disse:

Excelentes informações. A pressa na escrita (rs).

Nayra de Oliveira disse:

Por que ninguém fala sobre os custos?
Queria saber os custos.

sociedadedepsicanalise disse:

Nayra, os custos são passados somente pela Secretaria da SBPSP. Entre em contato pelo e-mail: secretaria@sbpsp.org.br.

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *