Encontre psicanalistas membros e membros filiados

Diretoria

Conheça mais sobre nossas diretorias:

Diretoria Regional

A Diretoria Regional da SBPSP percorreu um longo caminho até sua inserção nos Estatutos da Sociedade em novembro de 2007. Graças ao empenho de Virgínia Bicudo e Durval Marcondes, psicanalistas pioneiros na divulgação e expansão da psicanálise fora de São Paulo, aconteceram as primeiras atividades em cidades distantes da capital.

A partir de tais sementes, o espírito empreendedor de presidentes e psicanalistas da SBPSP aderidos a esse movimento, núcleos locais se desenvolveram promovendo palestras, jornadas, cursos, através dos quais foi possível à população do interior do estado de São Paulo e outros se aproximarem de maior conhecimento psicanalítico e análise pessoal.

Nesse biênio, em consonância às Diretrizes Gerais da Diretoria SBPSP, em continuidade ao que vem sendo desenvolvido até o momento na consideração da importância da divulgação e expansão das fronteiras da psicanálise, pretendemos fortalecer a integração dos membros da Sociedade e membros filiados ao Instituto residentes fora da cidade de São Paulo e outros estados, por intermédio de seus representantes regionais junto à Diretoria Regional, no desenvolvimento das seguintes propostas:

Programas de natureza teórico-clínica em encontros regionais, palestras, cursos, seminários, jornadas, estimulando pesquisas e publicações; promoção aberta à população em geral de eventos psicanalíticos e de áreas afins da psicanálise; expansão da inserção do trabalho psicanalítico em instituições sociais destinadas a classes mais necessitadas; diálogo com universidades e associações estudantis; organização de eventos culturais e artísticos; intercâmbio científico-participativo com as Diretorias de Cultura, Comunidade e Científica na organização de eventos regionais.

Diretoria de Cultura e Comunidade

Psicanálise e Cultura são indissociáveis. Não somente pela psicanálise desenvolver-se em cultura e época específicas, mas, também, pela investigação – desde Freud – que levou a observar o entrelaçamento entre expressões culturais, sofrimentos individuais, manifestações sociais e produções artísticas.

A forma como o campo cultural é considerada está refletida, portanto, no fazer clínico e na formação dos membros da SBPSP.

O projeto da Diretoria de Cultura e Comunidade é preservar e prosseguir com a tradição freudiana de intersecção entre cultura e psicanálise, que encontra na SBPSP a organização e oferecimento de atividades que contribuam para ampliar a visão dos laços entre o social e o individual. Promover o diálogo entre os diversos aspectos do saber e a psicanálise. É imprescindível levar o pensamento psicanalítico aos espaços democráticos e participativos e, dessa maneira, destacar seu potencial criativo bem como suas possibilidades de contribuição com a sociedade brasileira.

Escolhemos revisitar – como inspiração e pano de fundo para as atividades propostas – o texto O mal-estar na Civilização, Freud (1929). Na perspectiva do legado freudiano investigamos as formas contemporâneas de sofrimentos, posto que a civilização – em constante transformação – impõe de maneira permanente múltiplas coerções pulsionais, estilos de vida, diferentes formas de pensar e adoecer.