Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Caros Membros da SBPSP e Membros Filiados ao Instituto

Home      Blog      artigos      Caros Membros da SBPSP e Membros Filiados ao Instituto

Estamos vivendo um momento pleno de incertezas e inseguranças em múltiplos aspectos de nossas vidas. As medidas práticas tomadas por governos, estados, autoridades embora importantes e necessárias atendem a uma parte das demandas necessárias para conter a vertiginosa velocidade de contágio da pandemia que nos assola.

Como psicanalistas sabemos que a incerteza, o medo e a insegurança têm ressonância com angústias primárias e o nosso desamparo constitutivo e demandam também outras modalidades de contenção. O melhor e o pior da humanidade emergem nestas horas. Estamos acompanhando de perto o esforço dos colegas analistas e também dos analisandos no Brasil e no mundo, para manter as condições de escuta e de trabalho psicanalítico nas condições que a cada um lhe é possível.

O momento não é de heroísmo onipotente, mas também não de um niilismo catastrófico. Acredito que todos nós estamos cientes da importância de estarmos disponíveis para nossos analisandos, seja de modo presencial quando possível ou pelas ferramentas remotas ao nosso alcance.

Reconhecemos que em momentos como estes surgem dúvidas e inseguranças no modo de conduzir nossa tarefa analítica. Muitos nunca praticaram análises remotas, outros se interrogam sobre a possibilidade e dificuldade do trabalho com crianças nestas condições as perguntas são muitas.

Todos nós temos colegas e amigos analistas com quem podemos compartilhar as experiências, intercambiar ideias, manter um diálogo sincero e exercer um pensamento analítico vivo. O importante é que estejamos unidos como grupo e instituição, embora isolados fisicamente, de modo algum o estamos emocionalmente.

A solidariedade entre todos e para com o conjunto da sociedade são fundamentais para enfrentar o sofrimento psíquico, físico e econômico ao qual estamos todos sujeitos.

Um afetuoso e solidário abraço a todos,

 

Bernardo Tanis

Presidente da SBPSP

 



Comentários

3 replies on “Caros Membros da SBPSP e Membros Filiados ao Instituto”

patricegu disse:

Bela mensagem do Bernardo. Em momento de caos e desamparo, ler essas palavras é apaziguador.

*Patrícia Cerqueira* *Psicanalista Credenciada à Rede Clínica do CEP * *email: patricegu@gmail.com * *(11) 98282-8953 (TIM/WhatsApp)*

MUNIRA MUSTAFA BAZZI AKROUCHE disse:

Tudo isso é muito triste! Uma grande lição de vida para a humidade! O artigo é muito continente de nossas emoções!!

Mauro Batista da Silva disse:

Muito obrigado. Deus abençoe.

Enviado do Outlook Mobile

________________________________

mais comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *