A Biblioteca Virgínia Leone Bicudo iniciou suas atividades em junho de 1977. Especializada em Psicanálise e assuntos correlatos atende, prioritariamente, aos Membros da SBPSP e Membros Filiados ao Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP. Usuários externos podem consultar a Biblioteca no local ou On-Line.
A Base de Dados PSIQUE – implantada a partir de novembro de 1989, inclui 103.137 registros, indexados analiticamente, dos documentos do acervo: Livros, Periódicos, Anais, Teses, Separatas, etc.
Em 2005 tornou-se Centro Cooperante da ReBAP (Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia) responsabilizando-se pela indexação on-line, na Base de Dados INDEXPSI, do Jornal de Psicanálise – publicação do Instituto de Psicanálise.
Em 2019 a biblioteca adquiriu a licença de utilização do software “Sophia”, em substituição ao nosso primeiro software o “Winisis”, com o intuito de otimizar o trabalho e disponibilizar ao usuário produtos e serviços de forma mais dinâmica.
Horários de Atendimento
Empréstimo – Restrito aos Membros e Membros filiados ao Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP
Não serão emprestados livros que estejam sendo utilizados para Cursos e Seminários, periódicos e livros de referência.
Prazo: 15 dias com possibilidade de renovação
Livros em atraso: será cobrada multa no valor de R$10,00 por mês/por livro.
Após 6 meses, será cobrado o valor do livro.
Em caso de perda ou dano o usuário deverá substituir o livro por um título igual ou equivalente.
Livros não são enviados pelo Correio
Neste ano, estamos comemorando os setenta anos de nossa Instituição. O acervo do Centro de Documentação e Memória da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo vem se desenvolvendo ao longo de sucessivas diretorias com o compromisso ético de preservação de nossa história.
Na década de 2000 o Centro de Documentação da História da Psicanálise tomou uma decisiva iniciativa ao dar apoio à curadoria responsável pela exposição “Brasil, Psicanálise e Modernismo” paralela à mostra “Freud, Conflito e Cultura”.
A mostra estimulou a curiosidade e promoveu ampla investigação a respeito da entrada das primeiras ideias psicanalíticas em São Paulo e consequentemente, no Brasil. O sucesso de público e crítica apenas chancelou o que a Sociedade já esboçava: a necessidade de um espaço que guardasse a documentação histórica, inserida na própria história da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
À medida que o acervo foi se ampliando, passou a despertar interesse não apenas da comunidade que compõe a Sociedade, mas também de um público mais amplo. Surgiram assim novas demandas e a necessidade de uma administração especializada se impôs.
Em 2020, a Divisão foi reconfigurada a partir da natureza da sua documentação e de suas ações, passando a se chamar Centro de Documentação e Memória.
O aumento do interesse do publico em geral levou a SBPSP à atualização de protocolos técnicos visando atender a demanda para acesso ao nosso rico acervo.
Caminhando nessa direção, sob a presidência do Dr. Bernardo Tanis e suas diretorias, o Centro recebeu, além de nova nomenclatura técnica, o tributo do nome da Dra. Maria Ângela Gomes Moretzsohn, sua última coordenadora, em reconhecimento a sua valorosa contribuição e dedicação.
O acervo histórico que compõe o CDM é um dos fatores de revitalização da instituição à qual pertence. Dessa forma vem se dedicando à formação de novos psicanalistas e à inserção da Psicanálise em nosso país.
Nele, há o registro de sua própria trajetória representando um legado que vem sendo preservado e ampliado pelas várias gerações dos membros da SBPSP e seus presidentes, agora a cargo da Dra. Carmen C. Mion e seus colaboradores.
Coordenação:
Regina Lacorte Gianesi
Co Coordenação:
Yone Vittorelo Castelo
Colaboradores:
Monica Jeanine Fischbach Saliby
Maria Luiza Forjaz
Luciana Vieira de Melo
Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes
Coordenação Técnica:
Elizabeth Ribas
Equipe Técnica:
Irene Pereira – Bibliotecária e Documentarista
Leandro Raniero Fernandes- Historiador e Bibliotecário
Para conhecer mais sobre nosso acervo e realizar suas pesquisas conosco, agende sua visita pelo e-mail: documenta@sbpsp.org.br
Informamos que em caráter extraordinário, devido à pandemia de Covid-19, as consultas presenciais estão suspensas.
A Revista Ide é um periódico semestral da Sociedade de Psicanálise de São Paulo desde 1975 que tem a missão de publicar artigos que permitam fortalecer a interface entre a psicanálise e a cultura. Para tal fim, aceitamos manuscritos de psicanalistas e de outros profissionais ligados a cultura e a arte que focalizem esta interlocução.
O Jornal do Instituto de Psicanálise da SBPSP é publicado desde 1966, com o objetivo de estimular e divulgar artigos de autoria de membros filiados ao Instituto, demais membros da SBPSP e autores do campo psicanalítico mais amplo, colaborando com a formação psicanalítica relacionada à escrita científica e suas peculiaridades metodológicas, intuitivas e artísticas, contando com a participação de analistas em formação em sua equipe editorial.
Com duas edições anuais, o Jornal de Psicanálise propõe temas relevantes ao diálogo institucional e científico, como transmissão e formação psicanalíticas, análise didática, supervisão, teoria e clínica.