COMO DOAR?
O valor das doações é livre e toda ajuda é bem-vinda, mas sugerimos, como parâmetro, o valor praticado para uma sessão de análise.
faça um PIX através do QR code que está no cartaz acima ou
Desde sua invenção por Bartolomeo Cristofori, encarregado dos instrumentos musicais na corte dos Medici, o piano passou por múltiplas transformações para atender às demandas musicais dos tempos. Razões históricas guiaram esse desenvolvimento para o som intenso, brilhante, homogêneo e sustentado que é a marca dos Steinway & Sons modernos. Não se pode dizer, porém, que hoje os pianos são melhores. São diferentes. Se ganhamos projeção sonora e consistência, perdemos uma rica variedade de timbres. A música adquire novas dimensões em instrumentos de sonoridade mais escura e quente, características distintivas da Blüthner.
Embora ainda brinquemos com nosso piano em confraternizações, ele tem uma série de problemas técnicos: a marteleira, desgastada, produz um desagradável timbre metálico; as cordas estão frágeis – algumas arrebentaram e foram substituídas, com consequente perda da homogeneidade sonora; o cepo não prende bem as cravelhas, algumas se soltaram, e a afinação logo se perde. Para funcionar adequadamente, muitas dessas partes precisam ser substituídas. Além disso, há múltiplas avarias e desgastes que precisam ser corrigidos. Tudo isso contribui para tornar insatisfatória tanto a experiência de quem toca quanto a de quem escuta.
Por isso, decidimos lançar um projeto de financiamento coletivo entre os membros para a restauração do nosso Blüthner. Trata-se – a restauração – de um trabalho minucioso e altamente especializado. Solicitamos algumas avaliações técnicas e obtivemos quatro orçamentos, dos quais escolhemos dois que nos pareceram suficientemente qualificados e dentro de uma faixa de preço razoável. Os valores a seguir são aproximados, uma vez que o custo das peças pode variar com câmbio e inflação e é preciso incluir o transporte. Um eventual excedente das doações será utilizado na promoção de eventos musicais quando reinaugurarmos o piano!
Orçamentos finais, eleitos pela DCC, Diretoria Financeira e Diretoria Administrativa:
Reforma 1 (sem móvel – apenas o mecanismo interno): R$45.000
Reforma 2 (com móvel – inclui o restauro da estrutura externa): R$60.000
Contamos com sua contribuição para revitalizar nosso Blüthner e trazer boa música ao mezanino da SBPSP!
Diretoria de Cultura e Comunidade, Diretoria Financeira, Diretoria Administrativa