
CURSO DE INTRODUÇÃO À PSICANÁLISE DA VINCULARIDADE DIALÉTICA DE FAMÍLIA E CASAL
Primeiro ano 2026 e segundo ano 2027
Setor de Seminários Livres, Cursos, Jornadas e Simpósios da Diretoria de Atendimento à Comunidade
OBJETIVOS:
-
Oferecer subsídios teórico-clínicos para a compreensão, estudo, reflexão e prática psicoterapêutica da dinâmica familiar e de casal, sob o vértice da Psicanálise da Vincularidade Dialética de Família e Casal.
METODOLOGIA:
-
Seminários teóricos: estudo e discussão sobre teoria e clínica da vincularidade de família e casal com textos previamente fornecidos aos participantes.
-
Seminários de teoria da técnica psicanalítica.
-
Seminários clínicos: discussão de atendimentos de casal e família a partir de material apresentado pelos participantes.
-
Seminários com a participação de professores convidados da SBPSP e/ou de outras áreas de interface com a Psicanálise.
-
Jornada anual para os participantes do curso e aberto ao público em geral (a confirmar).
REFERENCIAL TEÓRICO:
PÚBLICO ALVO:
-
Profissionais de psicologia e medicina com interesse no tema e/ou, que em sua prática profissional, trabalhem com família, casal e pais em contextos clínicos ou institucionais.
-
Estudantes de psicologia (4o. ou 5º. ano) e de medicina (5º. ou 6º. Ano)
-
Número mínimo de participantes 20 (presenciais e online) – para que o curso possa acontecer.
-
Cotas 20%
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – 1º. e 2º. anos
A Psicanálise da Vincularidade Dialética de Família e Casal é considerada uma expansão dos paradigmas psicanalíticos. Exige, porém, uma especificidade de conhecimento dentro do próprio acervo conceitual psicanalítico, para a aquisição de recursos teórico/clínicos pertinentes a essa prática. Estes recursos sustentarão a possibilidade de escuta da psicodinâmica vincular dialética inconsciente, intra e intersubjetiva da família ou casal, que ocorre no campo emocional do atendimento.
Serão oferecidos subsídios psicoterapêuticos orientados pelo referencial psicanalítico e também apresentados conceitos introdutórios que evoluirão para a apreensão de psicodinâmicas vinculares gradativamente mais complexas.
O trabalho com vínculos, além de ratificar o seu já conhecido valor para a instauração e depois o desenvolvimento do psiquismo humano por toda a vida, enfoca o casal e a família como sendo “o paciente”, com todos os seus membros (seja bebê, criança, adolescente ou adulto). A perspectiva vincular demanda uma abordagem específica na qual todos serão acolhidos psicanaliticamente e respeitados a medida que forem compreendendo e aceitando que todos terão sua eventual parcela de responsabilidade pelos atributos familiares saudáveis ou não, resultantes daquela dinâmica vincular singular.
O foco da ação terapêutica será a psicodinâmica vincular inconsciente da família/casal, em variados graus de dificuldade ao acolher e elaborar a dor psíquica de qualquer de seus membros, que estejam ou não apresentando a sintomatologia manifesta.
Igualmente, consideramos que os vínculos em questão são reflexo do mundo interno dos indivíduos envolvidos e são indispensáveis na construção de recursos de cada um para alcançar sua capacidade de sentir e pensar sobre si mesmo e sobre a existência do outro, aceitando a diferença e adquirindo flexibilidade e outros requisitos necessários para viver sua experiência vincular.
CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS – Temas a serem estudados:
- Especificidade teórica do aprendizado sobre o trabalho terapêutico analítico na vincularidade;
- Especificidade prática: seminários clínicos (com casos trazidos pelos alunos)
- Temas diversos que caracterizam situações atuais específicas
DURAÇÃO TOTAL: 2 anos
De Março de 2026 à Novembro de 2027.
FREQUÊNCIA
Segundos Sábados dos meses de Março a Novembro (exceto julho) das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.
CARGA HORÁRIA: 72 horas anuais – 144 horas dois anos
CURSO HÍBRIDO
(Presencial com transmissão pela plataforma Zoom)
LOCAL: Sede SBPSP - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450, 9º andar, Vila Olímpia, São Paulo / SP
OBS: O CURSO SERÁ PRESENCIAL PARA ALUNOS VINDOS DE UMA DISTÂNCIA AO REDOR DE 200 KM DA CAPITAL DE SÃO PAULO E HIBRIDO PARA OS DEMAIS.
VALORES:
Matrícula: R$ 600
Mensalidade: R$ 800
Para estudantes de 4º. ou 5º. ano de psicologia 50% com 50% de desconto.
10% das vagas reservadas para cotas à estudantes e profissionais negros, indígenas e refugiados.
CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO:
Serão fornecidos Certificados de Participação havendo a presença de 75% do total de horas das atividades (tanto presencial quanto online).
CORPO DOCENTE:
Coordenadora - Lia Rachel Colussi Cypel.
Psicanalista Didata e Docente da SBPSP, Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Psicanálise dos Vínculos de Família e Casal da SBPSP, Ex chair do Comitê de Familia e Casal da FEPAL (Federação Latino Americana de Psicanalise), Membro do Comitê de Psicanálise de Família e Casal da IPA (International Psychoanalitycal Association). Membro do Comitê de Família e Casal da FEBRAPSI.
Coordenadora do Grupo dos Vínculos de Casal e Família do CAP.
Andréia Lobo Costa Campos de Melo.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Goiânia, atual diretora científica. Docente da SBPG. Coordenadora do departamento de Casal e Família da SBPG. Coordenadora do curso de Teoria Psicanalítica da SBPG.Mestre em psicologia clínica pela PUC-Goias. Membro do Comitê de Família e Casal da FEBRAPSI. Membro enlace do COWAP.
Célia Blini Celia Blini de Lima.
Psicanalista, Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Sao Paulo. Membro Didata e Docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Sao Paulo. Membro socio- fundador e associada da ABPCF. Membro do Grupo Vincular.
Heloisa de Souza Sampaio.
Psicóloga - PUC Campinas . Psicanalista pelo Instituto Durval Marcondes. Membro Associado da SBPSP. Experiência Clínica, além do consultório particular, com grupo e família na Clínica Vivência-Psiquiatria Dinâmica, 1990 a 1994. Ex Membro do Núcleo de Psicanálise de Campinas e região, depois Gep ( Grupo de estudos de Psicanálise de Cps e região), hoje SBPCamp.
Josefa Dias Silva Fernandes.
Psicanalista pela IPA- International Psychoanalytical Association. Membro Efetivo e docente da Sociedade Brasileira Psicanalise de São Paulo. Psicanalista de crianças e adolescentes da IPA- International Psychoanalytical Association, pela Sociedade Brasileira Psicanalise de São Paulo. Membro Didata e docente do GEP (Grupo de Estudos Psicanalíticos de São José do Rio Preto e Região). Sócia Fundadora e Diretora clínica do GEAPSC (Grupo de Estudos e Atendimento Psicoterapêutico Social Comunitário de São José do Rio Preto – SP). Atualmente diretora clínica e Supervisora do plantão psicológico do Geapsc. Especialização em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae São Paulo, SP. Especialização em psicoterapia de grupo pelo Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME), SP. Docente do Curso de Medicina – Unilago.
Sueli Pesco.
Psicanalista pelo Instituto Durval Marcondes associado a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a IPA. Representante da Regional de Maringá-PR junto à Diretoria Regional da SBPSP no período de 2016 a 2022. Membro do Núcleo de Psicanálise do Norte do PR de 2015 a 2022. Psicanalista de Casal e Família e Membro Participante do Grupo de Vínculos de Casal e Família do CAP-SBPSP.
Colaboradora - Maria Cecilia Fernandes Silva.
Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da SBPSP. Mestre em Psicologia Clínica - PUC-SP. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Representante de São Paulo no Comitê de Casal e Família (COFAP) da IPA (International Psychoanalitycal Association). Coordenadora do Ambulatório de Casal e Família (AMFAM) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.