Encontre psicanalistas membros e membros filiados

Cursos

HISTÓRIA ORAL - O QUE É E COMO SE FAZ

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

Datas: 8 e 15 de agosto de 2020.

 

Sobre o curso:

O curso “História oral: O que é e como se faz” tem como propósito apresentar a estudantes, professores, profissionais e quaisquer interessados as possibilidades de pesquisa e ação possibilitadas pela história oral. Em caráter introdutório, discute os pressupostos e os conceitos fundamentais desta abordagem, bem como as diferentes técnicas e métodos passíveis de utilização em diferentes projetos.

 

Prof. Dr. Ricardo Santhiago

Ricardo Santhiago é historiador e comunicólogo. É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É graduado em Jornalismo (PUC-SP, 2004), com especialização em Jornalismo Científico (Unicamp, 2006); mestre e doutor em História Social (USP, 2009/2013), com pós-doutorado em História (UFF, 2015). Seu trabalho interdisciplinar concentra-se nas áreas de história pública e história oral, comunicações e artes, teoria e metodologia de pesquisa. É autor e organizador de diversas obras, dentre as quais se destacam os livros Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras (2009), Memória e diálogo: Escutas da Zona Leste, visões sobre a história oral (2011), História oral na sala de aula (2015) e História pública no Brasil: Sentidos e itinerários (2016).

 

Programa detalhado:

1. História oral: Uma história interdisciplinar

2. Bases conceituais para o trabalho com história oral

3. História oral e recursos digitais: Da gravação ao arquivo

4. História oral, história pública e as possibilidades de difusão de entrevistas

5. Desenhos de pesquisa

6. Entrevista: Recursos e cenários, técnicas e soluções

7. Textos em história oral

8. Questões éticas e jurídicas

 

Leituras básicas:

BOSI, Ecléa. “Sugestões para um jovem pesquisador”. In: O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. 2ª ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003. p. 59-67.

PORTELLI, Alessandro. “História oral: Uma relação dialógica”. In: História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

 

08/08
14:30h às 16:00h
Curso online