Encontre psicanalistas membros e membros filiados


Revista Calibán é agraciada com o Prêmio Sigourney

Home      Blog      Calibán      Revista Calibán é agraciada com o Prêmio Sigourney

No início deste ano, Calibán recebeu o Primeiro lugar no Prêmio na categoria Cultura da IPA em Comunidade e no Mundo 2025.

E agora, é com enorme alegria que partilhamos a notícia de que fomos contemplados com o Prêmio “Sigourney Award” 2025 do Sigourney Award Trust, uma organização independente e sem fins lucrativos, que concede anualmente prêmios de reconhecimento internacional a obras excepcionais que contribuem para o avanço dos princípios psicanalíticos. Calibán foi reconhecida por seu trabalho criativo e inovador que expande o pensamento psicanalítico globalmente.

Vamos, então, nos apresentar.

Calibán Revista Latino-americana de Psicanálise é a revista da Federação Psicanalítica da América Latina e há 12 anos congrega uma equipe de cerca de 80 analistas voluntários, oriundos de vários países da América Latina. Ela é reconhecida como marco de produção e difusão de uma psicanálise viva e contemporânea, que estimula o pensamento crítico em um espaço onde a teoria psicanalítica se engaja com a diversidade linguística, as múltiplas perspectivas culturais e as sensibilidades sociais e artísticas. A revista promove um amplo diálogo com a arte, o que fica evidente em sua qualidade estética singular e pela participação de artistas renomados, o que confere à publicação a reputação de item de colecionador. Publicada em espanhol e português, agora também está disponível em inglês.

Calibán foi assim batizada em referência ao personagem de “A tempestade” de Shakespeare, nativo de uma ilha caribenha fictícia cujo nome é um anagrama da palavra canibal. Sua condição de escravo, que não partilhava a língua do colonizador, remonta à exploração colonial e ao mesmo tempo à resistência a ela, no desafio de se produzir conhecimento a partir de sua própria perspectiva. A origem e tarefa de nossa revista é, portanto, ser descolonizada, imbricando cultura e psicanálise. Uma feliz coincidência que seu primeiro número, “Tradição/Invenção”, foi lançado em 2012, ano da 30° Bienal Internacional de São Paulo e comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, cujo ideário antropofágico combinava perfeitamente com as intenções da revista.

Reconhecida por suas iniciativas editoriais ligadas ao espírito do tempo, a equipe de Calibán emprega uma abordagem acadêmica criativa e que expressa a realidade e o pensamento latino-americano, com o objetivo de transcender as fronteiras regionais.

Além da produção da revista, são iniciativas de Calibán o “Prêmio Novas Vozes”, que contempla psicanalistas em formação estimulando sua produção escrita. E o projeto “Calibán Itinerante” que mostra a capacidade da equipe de transcender as fronteiras geográficas, organizando eventos públicos em museus, universidades e espaços culturais em diversos países.

Calibán foi fundada por psicanalistas entusiastas da América Latina, onde a psicanálise é conhecida por seu dinamismo e vitalidade. O prêmio foi um reconhecimento por sua luta para se manter independente e contra a corrente do establishment. Ela incorpora um espírito colaborativo e uma capacidade de diálogo que continua a crescer.

Agradecemos a premiação e gostaríamos de comemorar com todos vocês. Calibán, ganhou o Sigourney Award, mas a vitória é da psicanálise latino-americana!

#juntossomoscalibán

Se você quer conhecer Calibán e suas iniciativas, acesse https://calibanrlp.com/pt/ ou solicite o seu exemplar na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, pelo e-mail fabiana@sbpsp.org.br

.

Silvana Rea é membro efetivo da SBPSP, da qual foi diretora científica em 2017-2020. Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo e editora de Calibán por São Paulo.

Imagem: Capas da revista Calibán 

As opiniões dos textos publicados no Blog da SBPSP são de responsabilidade exclusiva dos autores.   



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *